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Universidade Lusófona do Porto

Planeamento e Desenvolvimento do Turismo

Curso

Turismo e Gestão de Empresas Turísticas (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP623-7314

Disciplinas complementares recomendadas

Os conteúdos desta unidade curricular baseiam-se em conceitos vistos em disciplinas anteriores, como ¿Turismo Sustentabilidade¿ e ¿Marketing de Produtos Turísticos¿.  Além disto, a disciplina aborda conteúdos que servem de base para unidades futuras relacionadas ao planeamento e gestão de destino e à geração de valor ao consumidor turista de forma mais ampla, como ¿Inovação e Empreendedorismo¿.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

  1. 1. Introdução e conceptualização
    1. Definições e abordagens de planeamento
    2. Evolução da teoria e prática de planeamento
    3. Definições e abordagens de planeamento turístico
  2. 2. Crescimento e desenvolvimento
    1. O modelo de Rostow
    2. Indicadores de desenvolvimento
  3. 3. Turismo e desenvolvimento
    1. O processo de planeamento no turismo
    2. Evolução da teoria e prática de planeamento turístico
    3. O turismo como ferramenta para o desenvolvimento
  4. 4. Planeamento e desenvolvimento do turismo em Portugal
    1. O sistema de planeamento e desenvolvimento em Portugal
    2. Perspetiva histórica e panorama atual
  5. 5. Modelos de análise do desenvolvimento do turismo
    1. Os modelos de Butler e Miossec
    2. Desenvolvimento sustentável do turismo
  6. 6. Competitividade dos destinos turísticos
    1. O modelo de Ritchie e Crouch
    2. Planeamento e desenvolvimento de destinos competitivos
    3. Gestão de recursos em destinos competitivos
  7. 7. Casos de estudo:
    1. Planeamento e organização do turismo na União Europeia

Objetivos

Ao fim da Unidade Curricular, os alunos deverão ser capazes de:

  1. 1. Perceber as principais definições e abordagens ao planeamento, bem como a aplicação das mesmas ao planeamento turístico;
  2. 2. Diferenciar os conceitos de crescimento e desenvolvimento, bem como mensurar o último com base em indicadores;
  3. 3. Utilizar pressupostos de planeamento de modo a utilizar o turismo como ferramenta para o desenvolvimento;
  4. 4. Perceber o sistema de planeamento turístico em Portugal ao longo da história e na atualidade;
  5. 5. Fazer bom uso dos principais modelos de análise do desenvolvimento turístico para fins de diagnóstico;
  6. 6. Planear o desenvolvimento de destinos turísticos de modo a conciliar objetivos de competitividade e sustentabilidade;
  7. 7. Analisar e identificar boas práticas de casos de estudo em desenvolvimento turístico.

Metodologias de ensino e avaliação

Além de seções expositivas, as aulas incluem atividades teórico-práticas, como discussões temáticas, casos de estudo, atividades de pesquisa e quizzes. A avaliação inclui quatro elementos: dois trabalhos, um teste e a avaliação constante. O primeiro trabalho consiste na pesquisa e apresentação de um seminário sobre um tema pré-definido. Este trabalho visa desenvolver a autonomia dos alunos em trabalhos de pesquisa, bem o aprendizado em conjunto. O segundo trabalho consiste na elaboração de um plano de desenvolvimento turístico para um destino à escolha do grupo. Através desta tarefa, os alunos deverão exercitar todo o conteúdo visto durante o semestre. O teste é objetivo, porém exige um alto grau de interpretação, bem como de capacidade de aplicação prática dos conteúdos. Por fim, a avaliação constante considera o desempenho e a participação do aluno ao longo do semestre. Cada trabalho equivale a 25% da nota final, enquanto o teste corresponde a 40% e a avaliação constante a 10%.

Bibliografia principal

  • Hall, P. (2002). Urban and Regional Planning (4th ed.). London: Routledge.
  • Kastarlak, B. I., & Barber, B. (2014). Fundamentals of Planning and Developing Tourism: Pearson New International Edition. Harlow: Pearson Education Limited.
  • Pearce, D. (1989). Tourist Development, Longman, Harlow, 2nd Edition.
  • Ritchie, J. R. B., & Crouch, G. I. (2003). The Competitive Destination: A Sustainable Tourism Perspective. Oxon: CABI.
  • Rostow, W. W. (1990). The Stages of Economic Growth. A Non-Communist Manifesto (3rd ed.). Cambridge: Cambridge University Press.
  • Zhou, P. (2019). The Theory and Practice of China's Tourism Economy (1978¿2017), Research Series on the Chinese Dream and China¿s Development Path (Series), Springer Singapore, Singapore

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