Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Métodos Quantitativos

Curso

Turismo e Gestão de Empresas Turísticas (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP623-4944

Disciplinas complementares recomendadas

Matemática A ou Matemática Aplicada às Ciências Sociais (Ensino Secundário)

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

- Estatística descritiva:

Introdução. População e amostra. Parâmetros e estatísticas. Variáveis e sua classificação. Representação tabular e gráfica de dados univariados e bivariados. Medidas descritivas.

 

- Probabilidades:

Introdução. Experiência aleatória, espaço de resultados e acontecimentos. Probabilidade: definição, interpretações e propriedades. Probabilidade condicionada. Acontecimentos independentes. Teorema de Bayes.

 

- Variáveis aleatórias:

Introdução. Variáveis aleatórias discretas. Função probabilidade e função de distribuição. Variáveis aleatórias contínuas. Função densidade e função de distribuição. Modelos de variáveis aleatórias discretas e contínuas.

Objetivos

No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de organizar, sumariar, apresentar e realizar uma análise elementar de um conjunto de dados, calcular probabilidades e resolver problemas envolvendo variáveis aleatórias.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas são de cariz teórico-prático, onde a exposição teórica do conteúdo programático é acompanhada da apresentação de exemplos práticos e da resolução de exercícios. A avaliação é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona do Porto.

Bibliografia principal

- Guimarães, R. C., e Cabral, J. S. (2010). Estatística (2ª edição). Lisboa, Portugal: Verlag Dashöfer Portugal.

 

- Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A., e Pimenta, C. (2015). Introdução à Estatística (3ª edição). Lisboa, Portugal: Escolar Editora.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala