Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Marketing de Produtos Turísticos

Apresentação

O principal objetivo da unidade curricular é fornecer o conhecimento básico sobre os conceitos de marketing e sua aplicação ao turismo, tanto a nível dos destinos, como das organizações, preparando os alunos para aplicá-los em contextos práticos com vistas à obtenção de vantagens competitivas nos mercados doméstico e global.

Curso

Turismo e Gestão de Empresas Turísticas (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP623-9581

Disciplinas complementares recomendadas

Esta unidade curricular aborda conteúdos que serão úteis em disciplinas futuras relacionadas ao planeamento, operacionalização e promoção de produtos turísticos como ¿Gestão da Marca de Destinos Turísticos¿ e ¿Planeamento e Desenvolvimento do Turismo¿. Os conceitos básicos de marketing também fornecem uma boa base para a disciplina de ¿Inovação e Empreendedorismo¿.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

  1. 1. Estratégia de marketing
    1. Elementos e passos da estratégia
    2. Ferramentas de planeamento
  2. 2. Características diferenciadoras dos serviços turísticos
    1. Características diferenciadoras dos serviços
    2. Características diferenciadoras dos serviços turísticos
  3. 3. Procura e oferta no turismo
    1. Fatores económicos, demográficos e geográficos
  4. 4. Motivações e comportamento do consumidor no turismo
    1. Fatores de influência
    2. Modelo de tomada de decisão por turistas
    3. O marketing de relacionamento
  5. 5. Segmentação de mercado no turismo
    1. Diferentes métodos e critérios de segmentação
  6. 6. Formulação de produtos turísticos
    1. Perspetivas dos componentes e dos benefícios
    2. Componentes dos produtos geral e específico
    3. Cocriação e a participação do consumidor
  7. 7. O marketing mix de produtos turísticos
    1. Os 4 Ps aplicados ao turismo
    2. A variáveis do marketing de serviços
  8. 8. Pesquisa de mercado no turismo
    1. Principais tipos de pesquisa de mercado para produtos turísticos

Objetivos

Ao fim da Unidade Curricular, os alunos deverão ser capazes de:

  1. 1. Dominar conceitos básicos de estratégia de marketing.
  2. 2. Perceber as características diferenciadoras dos serviços turísticos e as suas implicações para o marketing.
  3. 3. Perceber os fatores determinantes da procura e da oferta no turismo.
  4. 4. Perceber as motivações e o comportamento dos consumidores no turismo.
  5. 5. Segmentar adequadamente o mercado de produtos turísticos e planear o marketing de acordo com os segmentos identificados.
  6. 6. Formular produtos turísticos competitivos através de uma gestão eficiente dos recursos disponíveis.
  7. 7. Identificar e gerir as variáveis de marketing de produtos turísticos, incluindo aquelas específicas do marketing de serviços.
  8. 8. Planear e elaborar o processo de pesquisa de mercado para produtos turísticos.
  9. 9. Gerir o marketing de produtos turísticos no contexto do marketing digital.

Metodologias de ensino e avaliação

Além de seções expositivas, as aulas incluem atividades teórico-práticas, como discussões temáticas, casos de estudo, atividades de pesquisa e quizzes. A avaliação inclui quatro elementos: dois trabalhos, um teste e a avaliação constante. O primeiro trabalho consiste na pesquisa e apresentação de um seminário sobre um tema pré-definido. O segundo trabalho consiste na criação de um novo produto turístico. Os alunos devem realizar uma análise do mercado, definir um público-alvo e desenvolver uma estratégia de marketing adequada ao mesmo. O teste é objetivo, porém exige um alto grau de interpretação, bem como a capacidade de aplicação prática dos conteúdos. Por fim, avaliação constante considera o desempenho e a participação do aluno ao longo do semestre. Cada trabalho equivale a 25% da nota final, enquanto o teste corresponde a 40% e a avaliação constante a 10%.

Bibliografia principal

  • Boone L. E., Kurtz D.L. (1998). Contemporary Marketing. 14th ed. Mason-OH, South-Western Cengage Learning
  • Hassan, A., Pulido-Fernández, J. I., Sharma, A. (2020). Sustainable destination branding and marketing strategies for tourism development, CABI, Oxfordshire.
  • Kotler, P.,  Kartajaya , H.,  Setiawan, I. (2010). Marketing 3.0: From Products to Customers to the Human Spirit. New Jersey, John Wiley and Sons.
  • Kotler, P., & Maon, F. (2012). A Stakeholder Approach to Corporate Social Responsibility: Pressures, Conflicts and Reconciliation. London, Gower.
  • Mcabe, S. (2009). Marketing Communications in Tourism and Hospitality, Oxford, Elsevier
  • Middleton, V., Fyall, A., Morgan, M. (2009). Marketing in Travel and Tourism, Oxford, Elsevier

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala