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Universidade Lusófona do Porto

Introdução ao Turismo

Apresentação

Turismo em Portugal e no Mundo. O início da atividade

Oferta e Procura

Produtos turísticos

Turistas e motivações

Curso

Turismo e Gestão de Empresas Turísticas (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP623-520

Disciplinas complementares recomendadas

Economia do Turismo

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdos

1. Perspetiva histórica do Turismo.

1.1. A evolução histórica do Turismo.

1.2. As primeiras formas de turismo.

 

2. O Turismo

2.1. Código Mundial da Ética do Turismo

2.2. As organizações nacionais e supranacionais do turismo

2.3. A estrutura institucional e operacional do turismo em Portugal

2.4. Estratégia de Turismo para 2020-2027 e o Plano Recuperar o Turismo (Covid- 2021)

2.5. Os produtos turísticos

2.6.  A oferta e a procura

 

3.  Os Turistas:

3.1. Tipologia de turistas 

3.2. Motivações turísticas

3.3. Fatores que influenciam as decisões no turismo

 

4. O Turismo na era Pós-moderna: 

4.1. Tecnologias da informação para viagens e turismo

4.2. Princípios de Sustentabilidade em Turismo


 

Objetivos

Na tentativa de analisar o turismo ou de formular uma estrutura conceptual, deparamo-nos muitas vezes com imagens parciais do fenómeno turístico, sem nos ser possível articular um discurso coeso e simples sobre o que realmente move, ou faz mover, esta actividade, cujo fenómeno tem ainda por enquadramento o handicap da sua análise poder oscilar entre a prevalência económica ou a social.

A UC de Introdução ao Turismo permitirá aos estudantes conhecer alguns aspectos estruturais e operacionais do turismo, tendo em conta a necessidade de delimitar conceitos, terminologias e conhecimentos práticos, úteis para o gestor e profissional de turismo.

Metodologias de ensino e avaliação

A componente teórica das sessões permitirá a assimilação dos conceitos e os esclarecimentos necessários à preparação, análise e apresentação dos estudos de caso. A componente prática das sessões permitirá reconhecer os elementos teóricos aprendidos, em contextos reais. A realização de seminários com convidados de áreas específicas, representará uma das vertentes mais significativas no que diz respeito à componente prática da disciplina: pretende-se reforçar a motivação dos alunos, diferenciar a oferta formativa e, acima de tudo, fomentar o interesse em áreas mais específicas do turismo. Avaliação: Avaliação contínua:  2 testes (30%+30%); Trabalho prático em grupo (40% [30% trabalho escrito+ 10% apresentação]). Exame de Recurso: Exame escrito (100%) da nota.

Práticas de inovação pedagógicas: discussão de casos práticos, visitas de estudo, trabalhos aplicados à realidade do turismo atua.

Bibliografia principal

Coelho, J., Viana, A.S., Jorge, J.P., Araújo, S. Dias, F. (2012) Cinco Contributos para a Compreensão do Turismo. Media XXI.

Cooper et al. (1998). Tourism, Principle and Practice, UK.

Cunha, Licínio; Abrandes, António (2013). Introdução ao Turismo. Lisboa: Editoria Lidel

Firmino, Manuel Brazinha (2007) Turismo, Organização e Gestão, Escolar Editora

Mourão, L.; Ferreira, L.; Pinto J.R. (organizadores) (2021). Portugal e o Turismo. Porto:Book Cover

OMT- Organização Mundial do Turismo (2003). Turismo Internacional: Uma perspectiva global. 2ª ed. Porto Alegre: Bookmanm
Silva, F., Unbelino, J. (coordenadores) (2017). Planeamento e Desenvolvimento do Turismo. Lisboa: Lidel
 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Maria Isabel Andrés Marques

Terça-feira, às 09h30