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Universidade Lusófona do Porto

Gestão Hoteleira

Curso

Turismo e Gestão de Empresas Turísticas (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP623-531

Disciplinas complementares recomendadas

A unidade curricular figura no 3º ano curricular do curso, necessitando como base a formação em Ingles (unidades curriculares Ingles I e Ingles do 1º ano curricular do curso) e Sistemas de Informação para a Gestão (unidade curricular de Sistemas de Informação para a Gestão, 2º ano curricular do curso).

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdos

  1. [Organização hoteleira]
  2. [Gestão de operações duma unidade hoteleira]
  3. [Organização de recursos humanos dum hotel.]
    1. Monografia de funções. Contratos coletivos.
  4. [Definição duma oferta de serviços e produto com base na segmentação de clientes e proposta de valor]
  5. [Proposta tarifária e orçamentação de vendas]
  6. [Orçamentação de operações. Uniform System for the Lodging Industry.]
  7. [Conta de exploração e KPI´s associados (Margem Bruta, EBITDA, TO, PMQV, REVPAR, REVPASH, Margem de produto, Margem de departamentos)]

Objetivos

Conhecimento: Identificar as diferentes categorias de alojamento para turistas oficialmente reconhecidas em Portugal; Descrever a organização dum estabelecimento de alojamento e comidas e bebidas; 

Compreensão:Identificar e analisar os distintos fatores que afetam o desempenho duma unidade hoteleira e concorrem para a sua competitividade.

Sintese: Identificar e interpretar a competividade duma unidade hoteleiram seja ao nivel dos indicadores de mercado, internos (conta de exploração, modelo de negócio) ou externos (KPI´s do destino, marcas, tipos de oferta, etc); Propor um modelo de gestão para uma unidade hoteleira.

Metodologias de ensino e avaliação

O processo de ensino-aprendizagem seguirá as seguintes fases:
a) exposição dos conteudos programáticos da unidade curricular;
b) auto-aprendizagem baseada em leitura de textos propostos e elaboração de trabalho;
c) desenvolvimento de trabalhos de grupo.

AVALIAÇÃO
Avaliação contínua: classificação final é calculada tendo em conta:
a) Qualidade da participação nas aulas: 10% da nota final
b) Trabalho para avaliação contínua: 40% (obrigatório, com apresentação/defesa obrigatória)
c) Prova escrita final: 50% (obrigatória).


Exame de recurso
A classificação final é calculada com base num exame escrito, de duração limitada (2h), com peso de 100%. O estudante que tenha um elemento da avaliação continua negativo e simultaneamente reprovado em avaliação continua pode repetir um elemento de avaliação continua (teste ou trabalho) no exame de recurso.

Outros exames

A classificação final é calculada com base num teste escrito, de duração limitada (2h), com peso de 100%.

Bibliografia principal

  • [Mourao, Luis et al],- [Portugal e o Turismo (1ª edição]. [BookCover, 2021. ISBN 978-989-9067-09-7]
  • [COSTA], [Rodrigues] - [Introdução à Gestão Hoteleira (4ª edição]. [Almedina, 2012. ISBN 9789727578603]
  • [MOSER], [Francisco] - [Manual de Gestão de Alimentação e Bebidas]. [CETOP, 2002. ISBN 9789726415213)
  • [CLAYTON], [Barrows] - [Introduction to the Hospitality Industry-8th edition]. [Kindle Edition, 2011. ISBN 978-0470399163)

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Luis Pestana Mourão

A definir com os alunos e a publicar, em conformidade, na plataforma Moodle