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Universidade Lusófona do Porto

Gestão da Qualidade

Curso

Turismo e Gestão de Empresas Turísticas (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP623-5244

Disciplinas complementares recomendadas

A unidade curricular figura no 3º ano curricular do curso, requerendo como base a formação normalmente proporcionada pelas unidades curriculares de Inglês, Introdução à Gestão, Sistemas de Informação para a Gestão e Métodos Quantitativos.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdo

A evolução da Qualidade ao longo dos tempos e os seus conceitos: Noções Fundamentais.

O Sistema Português da Qualidade. Normalização, Certificação, Acreditação.

A ISO como organismo internacional de normalização.

As Ferramenta Básicas e Avançadas da Qualidade: Diagrama de Pareto. Diagrama de Causa-e-Efeito. Lista de Verificação. Histograma. Diagrama de Dispersão. Gráfico Linear. Gráfico (Carta) de Controlo Regime simples puro e regime dito simples. Diagrama de afinidades. Diagrama de relações. Diagrama em árvore. Diagrama em matriz. Analise dos dados da matriz. Analise PDCA. Diagramas em setas.

Abordagem à NP EN ISO 9001: Abordagem por Processos. Sistema de Gestão da Qualidade. Responsabilidade da Gestão. Gestão de Recursos Realização do Produto. Medição, Análise e Melhoria.

Auditorias da Qualidade: Análise da NP EN ISO 19011. Princípios e gestão de um programa de auditorias. Gestão da auditoria. Competência e avaliação de auditores

Objetivos

Pretende-se com esta disciplina fornecer aos alunos os conceitos fundamentais inerentes à gestão da qualidade no contexto empresarial, em particular, e pelas relações com outras disciplinas do respetivo curso, os conceitos relacionados com a gestão de processos, a melhoria continua, as ferramentas da qualidade, com as normas de referência e com o Sistema Português da Qualidade. Cada capítulo iniciar-se-á com o estabelecimento claro de definições e princípios adequados, conjuntamente com outros elementos descritivos. Por outro lado, dar-se-á ênfase à formulação dos problemas e análise dos resultados. Dado o carácter prático das matérias a versar, serão apresentados vários exercícios/casos nesse sentido. Será fornecida aos alunos uma coletânea de problemas cuidadosamente compilada, no sentido de contemplar uma variedade de situações de natureza teórica e empírica.

Metodologias de ensino e avaliação

Processo de ensino-aprendizagem segue as seguintes fases:
a) Exposição dos conteúdos programáticos da unidade curricular e resolução de exercícios;
b) Autoaprendizagem baseada em leitura de textos propostos e elaboração de trabalho;
c) Desenvolvimento de trabalhos de grupo.

AVALIAÇÃO

Avaliação contínua: classificação final é calculada tendo em conta:

  1. Participação nas aulas e pequenos trabalhos:15%
  2. Trabalho prático individual:25% (obrigatório, com defesa obrigatória)
  3. Prova escrita 1:30% (obrigatória)
  4. Prova escrita 2:30% (obrigatória)

Exame de recurso
A classificação final é calculada com base num exame escrito, de duração limitada (2h), com peso de 100%. O estudante que tenha um elemento da avaliação continua negativo e simultaneamente reprovado em avaliação continiua pode repetir um elemento de avaliação continua (teste ou trabalho) no exame de recurso.

Outros exames

A classificação final é calculada com base num teste escrito, de duração limitada (2h), com peso de 100%.

 

Bibliografia principal

Pinto, Abel (2017), ¿ISO9001:2015¿, Edições LIDEL

Crosby, P., (1979). Quality is free. New York: New American Library. 

Crosby, P., (1992). Zero Defects. Quality¿ Progress, Febr. 

The handbook for Quality Management: a complete guide to operational excellence (2nd edition), Pyzdek, Keller

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Luis Pestana Mourão

a definir com os alunos e publicar em Moodle