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Universidade Lusófona do Porto

Gestão da Marca de Destinos Turísticos

Curso

Turismo e Gestão de Empresas Turísticas (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP623-21782

Disciplinas complementares recomendadas

Marketing de Produtos

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Gestão da Marca

- Valor/Identidade/Lealdade/Brand Equity

- Marca Produto vs Marca Destino

-Território e Destino Turístico

-Marca Destino na Perspectiva do Planeamento Turístico

-Marca Destino na Perspectiva da Promoção Turística 

 

2- Imagem de Marca e Posicionamento dos Destinos Turísticos

-Formação da Imagem dos Destinos Turísticos

-Imagem de Marca e Identidade do Destino Turístico

-Imagem e representações dos Destinos

- Meios promocionais

- Meios Audiovisuais 

- Cinema e Turismo

3. Gestão da Marca, Satisfação do Visitante e Qualidade de um Destino 
- Boas práticas e Case studies

Objetivos

Os estudantes terão acesso a um suficiente conhecimento teórico aplicado sobre o conjunto de sub-temas que compõe o curriculum da Unidade Curricular. 
 

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia de ensino tem por base aulas teórico-práticas em que os estudantes relacionam os conceitos teóricos expostos com as apresentações de casos reais. Os estudantes poderão aplicar os conceitos teóricos na resolução de case studies. 
A avaliação contínua é obrigatoriamente composta de: 1- Análise e resolução de um caso de estudo em sala de aula (individual); Realização e apresentação de (1) trabalho prático em grupo; Teste de avaliação. 

São consideradas práticas de inovação pedagógica, no âmbito desta UC, as discussões e resolução de casos de estudo. Essas discussões são contínuas e aplicam-se após a apresentação teórica de cada tema. Os estudantes são, ainda, estimulados, a realizarem um trabalho com base num contexto real.

Bibliografia principal

  • Andrés Marques, Isabel (2017) Remondes (org.). Marketing Turístico. A hospitalidade na formação da Imagem de um destino urbano. Marketing Highlights: O Presente e o Futuro, pp. 105-125. Edições Chiado. ISBN: 978-989-774-944-5
    Acerenza, M. (2005), Marketing de destinos turísticos, México: Trillas.
    Azevedo, A., Magalhães, D., Pereira, J. (2011) City Marketing- Myplace in XXI, Porto: VidaEconómica.
    Bigne, E.; Font. X.; Andeu, L. (2000) Marketing de destinos turísticos: análisis y estrategias de desarrollo. Madrid: ESIC.
    Correia, R.; Brito, C.; (2010), ¿O Marketing e o Desenvolvimento Turístico: O caso de Montalegre¿. FEP Working Papers ¿ Research Work in Progress, nº 376, Maio.
    Dias, Francisco, Andrés Marques, Isabel, 2011- ¿Voando sobre um Ninho de Marcas: a ancoragem das marcas turísticas no território e no património¿ in Brands Trend Journal of Strategic Communication and Branding. 1
    Pereira, A. Andrés Marques, I. et al (coord.) (2014) Porto as a Tourism Destination. Media XXI.

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