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Universidade Lusófona do Porto

Teoria e Metodologia do Serviço Social II

Apresentação

Os conteúdos programáticos centram-se no entendimento da produção de conhecimentos do Serviço
Social atual situado no contexto das ciências sociais e das práticas sociais e culturais contemporâneas.
Dando conta dos paradigmas, matrizes fundamentais e elementos estruturantes que suportam o agir do
assistente social, privilegia os instrumentos cognitivos, analíticos e operativos necessários à indagação
das realidades sociais, à compreensão dos fenómenos sociais e a uma intervenção profissional
competente, crítica e criativa.
A unidade curricular permite, igualmente, a compreensão da complexidade conceptual do Serviço Social, através de
uma abordagem da relação entre teoria e prática no quotidiano profissional, bem como, a aquisição de
conhecimento teórico-operativo no domínio do Serviço Social por ex. a nível das
abordagens concetuais, procedimentos metodológicos e modalidades de ação.

Curso

Serviço Social (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP733-7267

Disciplinas complementares recomendadas

São disciplinas complementares recomendadas, todas as Unidades Curriculares da área de Serviço
Social lecionadas no 1ºano do curso.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I. Serviço Social com indivíduos, famílias e comunidade;
1. Natureza, valores e princípios
2. A Metodologia de intervenção;
II - A Intervenção Social com indivíduos
1. Breve abordagem aos métodos tradicionais: Casework
2. O processo de intervenção social com casos: fases da intervenção e importância do diagnóstico social; O Processo de elaboração do disgnóstico social; Toolbox para o diagnóstico social;
3. A relação profissional no âmbito da intervenção social
4. Técnicas de intervenção com indivíduos e famílias: entrevista, observação e visita domiciliária (componentes metodológicas fundamentais);
III. A Intervenção Social com Famílias
1. A família contemporânea e a intervenção social
2. Especificidades e desafios da intervenção com famílias
3. Práticas colaborativas e positivas de intervenção social: a família como parceira da ação e como
prestadora e geradora de recursos sociais.
4. A mediação familiar como estratégia de intervenção;
5. A intervenção comunitária na prática do Serviço Social.

Objetivos

- Proporcionar a aquisição de conhecimento teórico-operativo no domínio do serviço social
individual, familiar e de comunidades;
- Apropriar-se dos elementos teóricos, metodológicos, operativos, éticos e políticos de suporte à
intervenção do assistente social;
- Compreender a importância dos valores e competências relacionais e sua aplicabilidade no
contexto profissional;
- Compreender a técnica de entrevista e adquirir competências para sua realização;
-Compreender o diagnóstico social no planeamento da intervenção social;
- Aplicar a metodologia adequada na intervenção;
- Entender o papel da família no âmbito da intervenção profissional e seu papel enquanto
prestador e gerador de recursos sociais;
- Adquirir a perceção da importância do pensamento autonómico e político do Serviço Social
enquanto área de conhecimento e de intervenção.

Metodologias de ensino e avaliação

A Unidade Curricular possui uma natureza teórico-prática e uma metodologia de ensino-aprendizagem que procura
articular, por um lado, uma atividade expositiva e orientadora por parte do professor e, por outro lado, e
em articulação, atividades que exigem a participação ativa e empenhada dos alunos. Assim, serão
desenvolvidas metodologias de participação ativa dos alunos através da preparação de temas-debates e
a preparação da sua discussão, realização de trabalhos práticos, de leitura e discussão de textos.

O regime adotado no âmbito desta UC é o regime de avaliação contínua e segue os critérios do reg. av. em vigor. Os critérios são os seguintes: Participação
e Assiduidade- 10%; Elaboração e apresentação de trabalhos em grupo - 30%; Avaliação sumativa - 50%; Participação em atividades no âmbito do Núcleo Lusófono de Estudos e Investigação em Serviço Social - 10% Avaliação Final: Exame 100%


 

Bibliografia principal


Amaro, Sarita (2015). Visita Domiciliária. teoria e prática. Porto: Porto editora
Carvalho, Maria Irene.; Pinto, Carla (coords) (2014). Serviço Social. Teorias e Práticas. Lisboa: Pactor
Faleiros, Vicente (2001). Estratágias em Serviço Social. S.P: Cortez

Fialho, Joaquim; Silva, Carlos & Saragoça, josé (2015). Diagnóstico Social Teoria, Metodologia e Casos Práticos. Lisboa: Edições Sílabo.
García, T. F.; Romero, L. (2019). Trabajo social individualizado: metodología de intervención. Madrid: Alianza Editorial

Robertis, Cristina de (2011). Metodologia de Intervenção em Trabalho Social. Porto: Porto Editora
Santos, CC (2008) Retratos de uma profissão: a identidade do Serviço Social, Coimbra:Quarteto.
 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Carla Isabel Mota de Carvalho

Segunda-feira das 13h30m âs 14h30m