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Universidade Lusófona do Porto

Sociedade Contemporânea e Mudanças Societárias

Apresentação

A sociedade contemporânea resulta das mudanças ocorridas ao longo de séculos e aceleradas nos últimos tempos pelo progresso científico e tecnológico e avançado estadode globalização. As dimensões económicas e sociais, o trabalho, a condição da mulher na sociedade, as relaçõesas sociais  as questões sanitárias, impensáveis face ao desenvolvimento económico nas sociedades ocidentais, provocaram mudanças na saúde dos cidadãos, e nos modos de vida em geral. Verdadeiras mutações, elas rebatem sobre a política e os governos, afectam as populações na sua vida quotidiana, com rebate especial nas profissões da saúde, da educação e da intervenção social. Instituições tradicionais como a família e o trabalho, o urbanismo e ambiente, e o lugar da mulher devem por isso ser analisadas segundo uma visão macro que permita entender os fenómenos na perspetiva global, e micro que sustente e enquadre a dimensão local, institucional e individual. As duas perspectivas são indispensáveis ao agir do SS.

Curso

Serviço Social (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP733-22049

Disciplinas complementares recomendadas

A UC de caracter abrangente recebe das UC História e Fundamentos do SS, Direitos e Cidadania, Economia Social, TMSS (I,) e Teorias Sociológicas do 1º ano. Por outro lado fornece inputes a TMSS (II, III), Serviço Social, Contextos e competências profissionais entre outras dos restantes anos. A sua importância irá manifestar-se igualmente na UC  Estágio I e II, como principais referencia para entender a sociedade contemporânea e as transformações verificadas e em curso no mundo do trabalho com reflexo no exercício profissional dos/as assistentes sociais..

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1 Globalização e pensamento social

Modernidade e pos-.modernidade

Globalização: Espaço e tempo; Público/privado; Igualdade/Desigualdade 

A trilogia da condição humana - Labor, trabalho e ação

2 Estado e democracia, sociedade e cultura - as dimensões teóricas e ideológicas

Do Estado liberal ao Estado Social

Cultura e lazer - O lugar da cultura na vida individual e social

3 - Transformações politicas, económicas e societárias em tempos de globalização,

Incerteza Confiança e Risco - A categoria de risco como condição da existência humana e avaliação do sistema social

Demografia, Pobreza e Políticas Públicas

Capitalismo e novas expressões da Questão Social

Poder e violência na sociedade contemporânea

As instituições estruturantes da vida social

- Família

- Mercado e condições de trabalho

- Educação/escola

- A dimensão social

- A religião e os grupos de pertença

4 - Questões de género e minorias 

5 - Mudanças e implicações no SS

- Mercado e campos de trabalho

Trabalho em Rede e Parceria 

Empowermente e advocacia

Objetivos

A UC visa.

-  Entender a sociedade atual na correspondência e interacção com as mudanças dos contextos e modos de vida;

- Alargar horizontes do conhecimento numa escala não do saber imediato mas do saber que integra e fornece explicações em matrizes de outras áreas como a Ciência Política, a Filosofia, a Sociologia, sem perder de vista a totalidade que se pretende com o Plano de estudos;

- Refletir sobre as determinantes históricas e sociais do pensamento e das ideias contemporâneas nas suas dimensões económicas sociais e políticas é por isso o contexto em que o programa se desdobra.

Pretende-se que os estudantes desenvolvam capacidades intelectuais e operativas que permitam entender a complexidade da sociedade contemporânea e o processo de relação e interdependência entre a dimensão macro dos fenómenos e o sentido da realidade local e  institucional coletiva e individual onde o assistente social opera.

Metodologias de ensino e avaliação

Privilegia-se a utilização de metodologias de ensino participativas de discussão e reflexão de textos, de análise de documentos e realização de tarefas específicas que contribuam para a consolidação do conhecimento. A aprendizagem ativa conta, igualmente, com uma metodologia de análise de situações concretas através de momentos de observação e trabalhos individuais ou de grupo e da sua apresentação em contexto de sala de aula com o objetivo de potenciar as aprendizagens desejáveis na base dos conceitos fundamentais.

Inovação pedagógica

- Passagem de filme/documentário ¿ sobre as mudanças das estruturas que alicerçam a vida quotidiana dos cidadãos

- Organização e apresentação de um poster ¿ imagens, palavras - sobre conceitos fundamentais inerentes aos diferentes pontos do programa

Avaliação cf RA

- Contínua

Teste escrito 50%

Trabalho de grupo e sua apresentação - 30%

Trabalho individual/grupo - poster ¿ com apresentação - 20%.

Valor mínimo em qualquer dos itens 8 valores.

Bibliografia principal

Beck, U. (1999). O que é a globalizacão? Equívocos do globalismo, respostas à globalização. São Paulo: Paz e Terra

Ferreira, M. E. (2013) "Incerteza, Confiança e Risco: uma abordagem à questão o do envelhecimento em Portugal", Ano XXV, 2/2013, Infad psicologia, Badajoz, p. 71-79. 

Giddens, A. (1995) As consequências da modernidade, Oeiras, Celta.

(1998) Politica, Sociologia e Teoria Social, Oeiras, Celta.

Serviço Social & Sociedade, nº 50, Antunes, R. (1996) Dimensões da crise e as metamorfoses no mundo do trabalho, p. 78-86; Faleiros, V. P. (1996) Serviço Social: Questões presentes para o futuro, p. 9-39; Netto, J. P. (1996) Transformações Societárias e Serviço Social ¿ notas para uma análise prospectiva da profissão no Brasil, p. 87-132, São Paulo, Cortez.

Netto, J. P.; Falcão, M. C. (1989) Cotidiano conhecimento e crítica, São Paulo. Cortez.

Santos, B. S. (org.) (2002) Globalização, Fatalidade ou utopia?, Porto, Afrontamento.

 (2022) A cruel pedagogia do vírus, Coimbra, Almedina (Net).

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Maria Emília Ferreira     3ª feira - 17h30 - 18h30