Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Psicologia do Desenvolvimento

Apresentação

- Compreender a relevância da perspetiva desenvolvimental para o estudo do comportamento humano; 

- Conhecer teorias, modelos conceptuais e de investigação empírica sobre o desenvolvimento psicológico 

- Descrever as etapas principais do desenvolvimento normativo ao longo do ciclo vital 

- Destinando-se a futuros Assistentes Sociais, são destacados os desafios desenvolvimentais colocados pelos períodos etários sujeitos a maior vulnerabilidade social.

Curso

Serviço Social (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP733-336

Disciplinas complementares recomendadas

Psicologia Social

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Desenvolvimento Humano: Objetivos da Psicologia do Desenvolvimento; Conceitos-Chave; Ciclo Vital e Tarefas Desenvolvimentais; 

2. Perspetivas Teóricas da Psicologia do Desenvolvimento

3. Desenvolvimento Pré e Perinatal: Desenvolvimento pré-natal; Tarefas desenvolvimentais da gravidez; O desenvolvimento do recém-nascido

4. Desenvolvimento nos 2 primeiros anos de vida: físico, cognitivo, social e emocional 

5. Desenvolvimento em idade pré-escola e escolar.

6. Desenvolvimento na Adolescência: Desenvolvimento cognitivo, moral e sócio emocional; Identidade psicossexual e pessoal 

7. Desenvolvimento na idade adulta:

  7.1 Desenvolvimento na adultez emergente e na idade jovem

  7.2 Desenvolvimento na idade-meia e terceira e quarta-idades

8. Domínios do desenvolvimento adulto e idoso:

 8.1Longevidade, saúde e funcionalidade

 8.2 Relações interpessoais, família e integração social

Objetivos

É esperado que os estudantes sejam capazes de:

- Compreender os princípios e os conceitos subjacentes a uma perspetiva desenvolvimental da psicologia; 

- Conhecer e compreender as tarefas desenvolvimentais ao longo de cada etapa do ciclo vital 

- Compreender a dinâmica biopsicossocial, com ênfase nos aspetos relacionais, sabendo identificar fatores de risco e de proteção de modo a estarem mais preparados para despistar e sinalizar, de forma adequada e atempadamente, situações de risco.

Metodologias de ensino e avaliação

A avaliação é continua e integra a avaliação dos conteúdos teóricos através de duas provas escritas, com uma ponderação de 70% da classificação final; e a realização de trabalhos práticos individuais e em grupo, em sala de aula, que terão uma ponderação de 30% da classificação final da UC.  

A classificação final será obtida pela média ponderada dos elementos de avaliação teóricos e práticos. 

Os estudantes que não obtenham aprovação positiva, acima de 9,5 valores,  terão que realizar prova de exame de recurso que integrará a avaliação de componentes teóricos e práticos. 

Bibliografia principal

Cavanaugh, J., & Blanchard-Fields, F. (2018). Adult development and aging (8th Edition). NY: Cengage.

Papalia, D.E., Olds, S.W., & Feldman, R.D. (2013). Desenvolvimento Humano (12ª Edição). S. Paulo: McGraw-Hill.

Whitbourne, S., & Whitbourne, S. (2011). Adult development and aging: Biopsychosocial perspectives. NY: Wiley.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala