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Universidade Lusófona do Porto

Elaboração e Gestão de Projetos Sociais e Culturais

Apresentação

A UC centra-se na conceção e gestão de projetos enquanto dispositivos de mudança social. Assumindo que os projetos possuem uma dimensão política derivada das mudanças sociais que pretendem promover, são também contextos de produção de sentido para os atores envolvidos (aos diferentes níveis de atuação), identificando o âmbito das políticas sociais em que os projetos se inscrevem, o papel que desempenham na mudança social visada e as diversas abordagens, procedimentos e atores envolvidos.

Curso

Serviço Social (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP733-14064

Disciplinas complementares recomendadas

Esta Unidade Curricular é transversal a todas as outras unidades curriculares do curso de serviço social.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I.Contextos Atuais de Intervenção Social

Conceitos centrais no Paradigma Dominante de Intervenção Social;

II. Diagnósticos Participados e Planeamento de Projeto

Identificação e Envolvimento dos Atores Chave;

Identificação de Necessidades e Modelização de Problemas;

Elementos Centrais no Planeamento de projeto;

Identificação de objetivos e Estratégias de Intervenção ;

Planificação de Atividades;

Resultados Líquidos e Impactos;

Indicadores e Metodologias de Avaliação;

Elaboração de Orçamento;

Métodos de Planeamento;

III. Operacionalização e Gestão do Projeto

Mobilização de Recursos: Humanos, Materiais e Financeiros;

Funcionamento e Desempenho;

 Métodos e Instrumentos Base para a Gestão de Projeto;

IV. Avaliação, Monitorização e Aperfeiçoamento de Projeto

O papel da Avaliação;

O Ciclo de Avaliação de Projeto;

Métodos e Técnicas de Monitorização e Avaliação de Projeto

Devolução de Resultados e Aplicação de Medidas Corretivas.

Objetivos

Os objectivos desta unidade curricular são: Identificar e caracterizar os contextos actuais da intervenção social; Elaborar e planear projectos sociais e culturais; Operacionalizar e gerir projectos sociais e culturais; identificar e aplicar as técnicas de avaliação e monotorização dos projetos sociais. No final desta unidade curricular os estudantes deverão saber manipular técnicas e instrumentos de diagnóstico, organizar/planear, implementar e avaliar projetos que permitam implementar um sistema global de gestão nos processos de intervenção social e cultural; Compreender as lógicas, etapas e exigências de conceção, implementação e avaliação de programas e projetos sociais, - Refletir e equacionar as dinâmicas e mecanismos de elaboração de propostas inovadoras de intervenção social.- Promover iniciativas de empreendedorismo social, apurando não apenas os conhecimentos operativos essenciais, mas também, um pensamento prospetivo, complexo e problematizante.

Metodologias de ensino e avaliação

O regime de avaliação adoptado no âmbito desta Unidade Curricular é o de avaliação contínua.

Este regime segue os critérios do regulamento de avaliação em vigor.

Os critérios relativos à avaliação contínua são os seguintes:

Teste:  50%;

Participação ao longo das aulas: 10%; 

Elaboração de um projecto social e cultural: 40% (30% trabalho escrito e 10% apresentação em grande grupo),

 

 

Bibliografia principal

Capucha, L. (2008). Planeamento e Avaliação de Projectos - Guião prático. Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. 

Francisco, M. (Coord) (1999). Metodologias de Avaliação de Intervenções Sociais, Lisboa: Ministério do Trabalho e da Solidariedade.

Pérez Schiefer, L., Batista, A., Reinaldo Dobel, J. & Teixeira, P. (2006). Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. Lisboa: Principia.

Serrano, G. P. (2008). Elaboração de Projetos Sociais: Casos práticos. Porto: Porto Editora.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Eva Raquel Xavier de Melo Gil Chaves

           Segunda-feira 16h-17h

verificar com a docente