Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Direção e Gestão de Instituições e Programas Sociais

Apresentação

Tendo em vista valorizar o estudante para um perfil profissional de gestor de unidades sociais e de bem estar, na expressão de direção técnica, a UC pretende desenvolver competâncias de gestão - gestão de recursos e gestão da qualidade - em  serviços sociais contemplados no elenco de entidades da economia social ou em projetos e programas na responsanilidade das empresas e/ou movimentos sociais.

Curso

Serviço Social (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP733-22055

Disciplinas complementares recomendadas

Sendo uma UC de 3º ano ela tem já como suporte conhecimentos teóricos de UC que a antecedem, e vivência experiencial de estagio I (2º ano) e II com que é concomitante, o que permite melhor apreender a realidade institucional e a complexidade dos programas e projetos sociais. No que concerne às UC refere-se particularmente Economia Social, Teoria e Metodologia do Serviço Social e Ética e Deontologia do Serviço Social.   

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Breve contextualização da Economia Social

Tipo  finalidades das Entidades que a integram

Associativismo e representação

A autosustentabilidade económico-financeira das entidades da economia social, gestão de recursos e adequação de respostas

Utilidade social e objetivos´-  entre a satisfação das necessidades e a gestão democrática

2.  Introdução à Gestão de Organizações e Instituições da Economia Social

Gestão Financeira e Gestão de Recursos Humanos

Lesgilação social e do trabalho

Qualidade e Segurança

Concepção Planificação e Coordenação de programas e projetos

Monitorização e auditoria

Gestão de Equipas e liderança  

Governaça Risco e Compliance

Gerindo as contradições:

- Saber profissional vs poder institucional

- Voluntariado vs profissionalização

3 - Markting e Responsabilidade Social

Culttura institucional

Inovação e marketing

Ética institucional

Responsabilidade social - a abertura à comunidade

Supervisão profissional e bem estar dos trabalhadores

Objetivos

Contribuir para a gestão de instituições e organizações socias assente em princípios de gestão e valores éticos de sustentabilidade das mesmas;

Capacitar os estudantes para a gestão como uma das funções do SS na divisão sócio-técnica do trabalho.

Pretende-se desenvolver

Capacidade de interpretar a mudança social e os novos problemas sociais, analisar conjunturas, e planear e implementar projetos e ações sociais inovadoras

Técnicas e instrumentos de gestão e sua aplicação em função dos objetivos das instituições e programas sociais como exercício profissional que sirvam os objetivos da instituição salvaguardando os direitos dos utentes e dos prestadores de serviços

Eficaz comunicação interna entre serviços equipas, profissionais e voluntários,

Valorização dos recursos humanos reconhecendo o contributo de especialistas para funções de específicas de elevada responsabilidade;

Planeamento estratégico com base em metodologias participativas e potenciadoras de desenvolvimento social.

Metodologias de ensino e avaliação

Ensino de base diretiva mas com suporte na experiência do docente e o testemunho e/ou experiências locais poderá constituir um exercício na perpetiva da relação teoria-prática.

Os estudantes acompanharão com leituras direcionadas às diferentes temáticas e visita a instituição e/ou projeto.  

 

 

Avaliação:

- 1 teste escrito com ponderação de 60%.

- 1 trabalho com ponderação de 40%

 

 

Bibliografia principal

 

 

Brandão, N. (2013) Ètica Empresarial, in Excelência Organizacional, bnomics.

Dias, A. L.; Varela, M, Costa, J. L. (2013) "Ética Empresarial" in Excelência Organizacional, bnomics.

Hughes, M.; Terrel, James Bradford  (2009) A inteligência emocional de uma equipa, Compreendendo e Desenvolvendo os Comportamentos de Sucesso, SmartBook, Montijo.

Monzón, José Luis Monzón y Chave, Rafael (), Evolución reciente de la economía social en la Unión Europea,  ComitéEconómico y Social Europeo in https://www.eesc.europa.eu/sites/default/files/files/qe-04-17-875-es-n.pdf

Paschoal, T, Torres, C e Porto, J. (2010) Felicidade no Trabalho, Relações com suporte Organizacional e Suporte Social,, RAC, Revista a da Administralçao Contemporânea, Vol. 14 nº 6 pp1054-1072, Associação Nacional Pos-Graduação e Pesquisa em Administração do Brasil.

Saavedra, Paz Membirre, (2012) Marketing y Comunicación en los Servicios Sociales, Grupo 5, Madrid.

 

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Sónia Mafalda Pereira Ribeiro            

Segunda feira das 19:00hs às 20:00hs