Sinais e Sistemas
Apresentação
Esta unidade curricular tem por objectivo dotar o Estudante de um conjunto de conhecimentos que lhe permitam analisar sistemas dinâmicos (contínuos, SISO, lineares e invariantes no tempo). Utilizando conhecimentos já adquiridos noutras unidades curriculares sobre transformada de Laplace, leis do movimento, leis de análise de circuitos elétricos, termodinâmica e hidraúlica, o Estudante vai estudar o comportamento (temporal e nas frequências) de sistemas físicos de diferentes naturezas e definir medidas para alterar esse comportamento.
Curso
Ciências de Engenharia Aeroespacial
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULP1393-7339
Disciplinas complementares recomendadas
Análise de Circuitos Cálculo III Mecânica Aplicada Mecânica de Fluidos
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
0. Revisões sobre Transformada de Laplace. 1. Noções de Sinais e de Sistemas. 2. Construção e manipulação de diagramas de blocos: Álgebra dos diagramas de blocos; Obtenção da função de transferência de sistemas em malha fechada; 3. Modelação de sistemas dinâmicos: Sistemas eléctricos; Sistemas mecânicos de translação; Sistemas mecânicos de rotação; Sistemas hidráulicos; Sistemas térmicos. 4. Análise de sistemas no domínio dos tempos: Estudo do regime transitório e do regime permanente; Análise de sistemas de 1ª ordem; Análise de sistemas de 2ª ordem; 5. Critério de Estabilidade de Routh-Hurwitz. 6. Análise de sistemas no domínio das frequências: Método do Lugar Geométrico de Raízes; 7. Análise da estabilidade; Resposta em frequência de sistemas; Traçados de Bode. 8. Controladores PID.
Objetivos
A disciplina de Sinais e Sistemas pretende dotar os estudantes das competências necessárias para que sejam capaz de modelizar matematicamente um sistema físico, estudar o seu comportamento no tempo e nas frequências e definir sistemas de controlo capazes de melhorar esse comportamento. Para além destas competências técnicas o aluno deverá ser igualmente capaz de utilizar o MATLAB/OCTAVE para analisar sistemas lineares.
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular é lecionada através de aulas teórico-práticas com teoria seguida de resolução de problemas e de apoio do MATLAB/OCTAVE. A avaliação é contínua e composta por 4 momentos de avaliação. Serão realizados 3 mini-testes durante as aulas e será realizado um trabalho com utilização do MATLAB/OCTAVE (extra-aulas) que resultará na entrega de um relatório e numa apresentação presencial que corresponde ao último elemento de avaliação. Cada componente vale 25% da nota final. O exame de recurso é composto por uma prova escrita que corresponde a 100% da nota final. O exame de época especial é composto por uma prova escrita que corresponde a 100% da nota final. Práticas de Inovação Pedagógica: Será disponibilizado ao Estudante um guião semanal com a indicação da matéria que é abordada nessa semana, com indicação dos objetivos a serem atingidos com cada exercício e simulação propostos assim como indicação de material de estudo necessário para essas atividades.
Bibliografia principal
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento (online) Sala Carla Cordeiro Segunda-feira das 11h30 às 12h30