Seminário I
Apresentação
O programa da Unidade Curricular centra-se na abordagem do desenvolvimento, conceção, fabrico, teste, operação e manutenção de aeronaves, tripuladas ou não, veículos espaciais e satélites. São apresentadas as múltiplas inovações tecnológicas de cariz espacial ou astronáutico no âmbito dos sistemas aeronáuticos atualmente em desenvolvimento, principalmente, nos domínios das telecomunicações, equipamentos de fabricação e manutenção, instrumentação e sistemas de controlo de voo. O programa da disciplina contempla o desenvolvimento de competências de expressão oral e escrita que facilitem a comunicação de conclusões e os raciocínios de uma forma clara e sem ambiguidades.
Curso
Ciências de Engenharia Aeroespacial
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULP1393-964
Disciplinas complementares recomendadas
Unidade Curricular de introdução às Ciências da Engenharia Aeroespacial
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Objetivos
Dotar os estudantes de conhecimentos e capacidades multidisciplinares de análise crítica da panorâmica geral das ciências da Engenharia Aeroespacial sob os pontos de vista tecnológico, operacional e histórico.
Metodologias de ensino e avaliação
A estrutura das aulas é dividida em aulas teóricas, utilizando o método expositivo e interativo, ou, apresentação de assuntos por audiovisuais, e aulas práticas e laboratoriais, onde os alunos são confrontados com problemas, a realizar individualmente ou em grupo, com a ajuda do professor, onde poderão aplicar os conhecimentos adquiridos. A relação aluno/docente torna-se bastante mais favorável nestas aulas uma vez que se encontram reunidas as condições adequadas para uma maior participação em aula, restituindo a iniciativa ao aluno no processo educativo da sua própria formação. O método de avaliação é semestral, de incidência contínua ou por exame final, de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da ULP. O método de avaliação contínua inclui: um trabalho escrito individual (30% da classificação); apresentação do trabalho (15% da classificação); um teste de avaliação (55% da classificação).
Bibliografia principal
EASA PART 21 EASA PART 145 EASA PART CAMO Aviation Maintenance Management Kinnisson H.A., , McGraw-Hil Raymer, D. P., Aircraft Design: A Conceptual Approach - 4rd edition, AIAA Education Series, 2006 Stinton, D., The Design of the Aeroplane, Blackwell Science, 1983 R.P.G. Collinson, Introduction to Avionics Systems, 3rd Edition, Springer, 2011.
Horário de Atendimento
A combinar entre o docente e o aluno