Introdução ao Pensamento Contemporâneo
Apresentação
Esta UC da área das Ciências Sociais pretende dotar o estudante de conhecimentos histórico filosóficos de forma a que este possa desenvolver uma atitude crítica relativamente aos modelos teóricos de compreensão da realidade social.
Curso
Ciências de Engenharia Aeroespacial
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULP1393-117
Disciplinas complementares recomendadas
N/A
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Topologias do pensamento mitolo¿gico e metafi¿sico: natureza ci¿clica, magia e religia¿o 2. A Modernidade tecno-cienti¿fica como ruptura: racionalismo, progresso cumulativo, utopia, a natureza como objecto matriza¿vel, a Enciclope¿dia do Iluminismo 3. A crise da Modernidade e do optimismo positivista: as contradic¿o¿es do progresso e os limites da cie¿ncia 4. O Marxismo como pensamento da transic¿a¿o epocal: genealogia da po¿s-modernidade 5. As vanguardas arti¿sticas e a crise da representac¿a¿o mime¿tica do real 6. As primeiras fotografias exteriores da Terra: Universalismo e contra-cultura 7. Uma histo¿ria alternativa da globalizac¿a¿o: da nuvem nuclear a¿ nuvem de dados 8. Cultura da Po¿s-produc¿a¿o: o circulacionismo das imagens, a apropriac¿a¿o e o arquivo digital como museu total 9. As tecnologias da ligac¿a¿o e a ideia cosmopolo¿tica: entre a comunidade global e a crise ecolo¿gica 10. Do po¿s-humano ao imagina¿rio da extinc¿a¿o: deriva sobre os fo¿sseis do futuro
Objetivos
Adquirir conhecimentos históricos e desenvolver a atitude crítica relativamente aos modelos teóricos de compreensão da realidade social; Adquirir conhecimentos de caráter interdisciplinar que permitam aos estudantes obter instrumentos para uma melhor compreensão da sociedade atual; Incutir nos estudantes práticas de investigação sobre pensadores contemporâneos, de forma a construírem progressivamente uma bagagem cultural adequada aos desafios desta UC e de uma aprendizagem ao longo da vida; Identificar as teorias que explicam o mundo atual; Apreender a tomar decisões em enquadramento social e político; Perceber o contexto de desenvolvimento do pensamento contemporâneo; Desenvolver um trabalho prático e colaborativo, com recurso a uma investigação orientada, análise e síntese de artigos científicos.
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas te¿m um cara¿cter teo¿rico-pra¿tico, sendo a exposic¿a¿o dos conteu¿dos programa¿ticos feita oralmente pelo docente, a partir da bibliografia seleccionada e com recurso a¿ projecc¿a¿o de elementos audiovisuais complementares. O debate com os estudantes e¿ incentivado. Avaliac¿a¿o: Conti¿nua com Prova Final Elementos de avaliac¿a¿o: - concepc¿a¿o de video-ensaio ou de um booklet a partir de um ou mais temas do programa (45%) - freque¿ncia final (55%) O estudante devera¿ frequentar obrigatoriamente pelo menos 75% das aulas.
Bibliografia principal
AA. VV. (2018) Posthuman Glossary, Ed. R. Braidotti; M. Hlavajova. Londres: Bloomsbury Agamben, G. (2006). "O que e¿ o contempora¿neo". In Nudez . Lisboa, Relo¿gio d'A¿gua, 2010. Bogalheiro, M. (2020) "Nostalgia, o cancelamento do futuro e o arquivo paradoxal." In Revista de Comunicac¿a¿o e Linguagens - Counter-Image , no 52. Lisboa: ICNOVA Bourriaud, N. (2004) Po¿s-Produc¿a¿o: Como a Arte Reprograma o Mundo Contempora¿neo. Martins-Fontes, 2009 Descola, P. (2015) Par-del`a nature et culture . Paris: Folio. Freud, S. (1919) O Inquietante. In Obras Completas, Vol. 14 . Companhia das Letras. Fuller, B. (1969) Operating Manuel for spaceship Earth . lars Muller Publishers, 2008 Marx, Karl. (1867) Capital: A Critique of Political Economy, Vol. I. London: Penguin Books, 1990 Sloterdijk, P. (2018) What Happened in the Twentieth Century? Towards a Critique of Extremist Reason . Cambridge: Polity Press
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Manuel Bogalheiro 14h - 16h - Sextas-feiras A designar mediante marcação por e-mail com o docente.