Gestão de Recursos Humanos
Apresentação
UC na área da Gestão, que pretende abordar as questões básicas dos Recursos Humanos. É essencial para quem vai atuar na área da Gestão e Engenharia. A abordagem é prática, o que é favorável ao contexto laboral. Esta UC é lecionada com aplicação à área da Engenharia Aeroespacial.
Curso
Ciências de Engenharia Aeroespacial
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULP1393-523
Disciplinas complementares recomendadas
Nenhuma.
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1:A Gestão dos Recursos Humanos:conceitos, contexto, envolventes, atividades e desafios 2:Análise das funções dos Recursos Humanos 3:Avaliação do desempenho 4:Seleção e Recrutamento 5:Gestão de carreiras 6:Sistemas de recompensas Conteúdos de ensino à distância: Alguns conteúdos poderão ser lecionados em regime remoto, em datas a informar oportunamente.
Objetivos
1:Retratar a origem histórica da função de RH e enquadrá-la no âmbito organizacional. 1.1:Definir a GRH e destacar os seus principais objetivos/desafios. 1.2:Descrever as várias atividades/funções/responsabilidades que podem estar relacionadas com a função de RH. 2:Compreender e descrever as principais etapas de um plano de avaliação de funções no âmbito dos RH. 3:Planear a justificar as principais fases da avaliação de desempenho. 4:Distinguir entre seleção e recrutamento e identificar as principais etapas de ambos os processos. 5:Compreender o conceito de carreira. 5.1:Planear e descrever as principais etapas de um plano de gestão de carreiras. 6:Distinguir entre os vários elementos de um sistema de recompensas. 6.1:Planear um sistema de recompensas.
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são compostas por uma parte teórica, complementada com a resolução de exercícios e de casos práticos. Os alunos são encorajados a participar na discussão dos vários temas e são privilegiados exemplos práticos aplicados ao mercado de trabalho. O método de avaliação estipulado é o contínuo, o que implica que cada aluno deverá ser avaliado em função de quatro elementos: Práticas de inovação pedagógica: São consideradas práticas de inovação pedagógica, no âmbito desta UC, as discussões orientadas para casos reais, aplicadas à area académica dos estudantes. Essas discussões são contínuas e aplicam-se após a apresentação teórica de cada tema. Os estudantes são, ainda, estimulados, a realizarem um trabalho com base num contexto real.
Bibliografia principal
Câmara, P. B., Guerra, P. B. & Rodrigues, J. V. (2013). Novo Humanator ¿ Recursos Humanos & Sucesso Empresarial. Lisboa: Dom Quixote.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Carla Magalhães Quinta-feira:13h30-14h30