Aerodinâmica II
Apresentação
Os alunos que concluírem com êxito a unidade curricular demonstrarão as seguintes competências, através de testes, trabalho de casa e relatórios escritos: Compreensão do escoamento quasi-unidimensional; Compreensão da geração de impulso em motores atmosféricos e foguetes; Capacidade de análise do desempenho de tubeiras subsónicas e supersónicos; Capacidade para efetuar cálculos de desempenho global de turbojatos, turboventiladores e turbohélices; Compreensão elementar de câmaras de combustão, pós-combustão e tubeiras de escape; Compreensão do escoamento axial em compressores e turbinas e capacidade para nestes efetuar cálculos de escoamento e desempenho; Capacidade para efetuar cálculos de desempenho de voo simples de foguetes; Compreensão dos fundamentos de desempenho de foguetes químicos; Compreensão do funcionamento dos motores foguete a combustível sólido e líquido.
Curso
Ciências de Engenharia Aeroespacial
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULP1393-8951
Disciplinas complementares recomendadas
Mecânica dos Fluidos, Aerodinâmica 1
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
- Introdução ao fluxo compressível - Ondas de choque normais - Escoamento unidimensional estacionário - Escoamento estacionário confinado - Escoamento bidimensional - Escoamento isentrópico - Onda de choque oblíqua - Reflexões e interações de onda - Sustentação e arrasto no escoamento supersônico - Escoamento tridimensional cónico Conteúdos de ensino à distância: Alguns conteúdos poderão ser lecionados em regime remoto, em datas a informar oportunamente
Objetivos
O objetivo desta UC é dar aos estudantes os conhecimentos e competências fundamentais sobre a física, o funcionamento e a análise de desempenho de dispositivos de propulsão aeronáutica e espacial. A UC revê e consolida conhecimentos de aerodinâmica compressível, usando-os para construir as ferramentas de análise do desempenho de motores atmosféricos e de foguete.
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são compostas por uma parte teórica, complementada com a resolução de exercícios e de casos práticos, que visam incentivar a participação e restituir a iniciativa do aluno no processo educativo e da sua própria formação. A estrutura das aulas é composta por aulas práticas e laboratoriais. Nas aulas teórico-práticas utilizar-se-á um método interativo com apresentação de assuntos por audiovisuais, com exemplos práticos e problemas para os alunos resolverem individualmente ou em grupo ou com a ajuda do professor. Práticas de inovação pedagógica: São consideradas práticas de inovação pedagógica, no âmbito desta UC, as discussões orientadas para casos reais, aplicadas à area académica dos estudantes. Essas discussões são contínuas e aplicam-se após a apresentação teórica de cada tema.
Bibliografia principal
Anderson, J. D., Modern Compressible Flow, 3ª Edição, Mcgraw-Hill, Inc., Nova Iorque, 2003, Isbn 0-07-112161-7. Anderson, J. D.: Fundamentals of Aerodynamics, 5th Edition, McGraw-Hill 2010. ANDERSON, J. D., Computational Fluid Dynamics, McGraw-Hill, Inc., Nova Iorque, 1995, ISBN 0-07-001685-2.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Paulo Alexandre Rodrigues de Vasconcelos Figueiredo Segunda: das 09:30 às 10:30 A definir