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Universidade Lusófona do Porto

Psicologia da Educação

Apresentação

A presente unidade curricular centra-se nos alicerces conceptuais e empíricos da Psicologia da Educação, bem como no potencial de aplicação da área, com particular ênfase nos processos psicológicos implicados na educação e na aprendizagem ao longo do ciclo vital e nos múltiplos contextos de vida. A amplitude e transdisciplinaridade das problemáticas educacionais permite a articulação dos conhecimentos deste domínio com os conhecimentos de diversas áreas e modelos de actuação da Psicologia, proporcionando a conciliação e transferência de conhecimentos entre unidades curriculares afins. Adicionalmente, a Psicologia da Educação constitui uma referência basilar para a aquisição e compreensão de conhecimentos no domínio da Psicologia Escolar, contida na unidade curricular de Psicologia Aplicada I, e constitui um pilar essencial a uma formação inicial completa, abrangente e diversificada.

Curso

Psicologia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP608-7210

Disciplinas complementares recomendadas

Psicologia do Desenvolvimento I e II, Processos Psicológicos Básicos I, II e III, Modelos de Comportamento Humano I e II; Psicologia Comunitária.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

CP1. Introdução à Psicologia da Educação (P.E.)
1.1 Definição de P.E.
Estatuto científico, método e objecto de estudo
1.2 Enquadramento conceptual e prático
Evolução Histórica e aplicações contextuais e práticas
CP2. Temáticas centrais na Psicologia da Educação (P.E.)
2.1 Aprendizagem: enquadramento conceptual e aplicações na P.E.
Abordagens desenvolvimentais
Abordagens comportamentais
Abordagens sócio-emocionais
Abordagens cognitivas
2.2 Educação Parental
Concepções e paradigmas baseados na evidência
Resultados desenvolvimentais e resiliência
2.3. Literacia
Conceito, enquadramento educacional e desenvolvimento humano: implicações
individuais, sociais e económicas
2.4. Psicologia da Educação e contemporaneidade
Educação, globalização e multiculturalidade                                                                                        Educação e transição digital
Educação em contextos de crise e de emergência

Objetivos

Constituem objectivos de aprendizagem (OA) fulcrais desta Unidade Curricular os seguintes: adquirir uma visão global da Psicologia da Educação e compreender a especificidade do seu estatuto epistemológico (OA1); conhecer problemáticas centrais e contextos de aplicação da Psicologia da Educação (OA2); e compreender e conceptualizar o processo de aprendizagem nos vários contextos educativos que acompanham o ciclo de vida (OA3). Entre as competências a promover, destacam-se: a capacidade de reflexão e análise crítica da literatura científica da área (OA4); a autonomia na pesquisa e aprofundamento dos conhecimentos científicos (OA5); e a capacidade de aplicação e transferência dos conhecimentos teóricos para a conceptualização de problemáticas educacionais em contextos diversos (OA6).

Metodologias de ensino e avaliação

Metodologia de ensino empiricamente validada, baseada na resolução de problemas. Os conteúdos partirão da identificação de um problema real a resolver em pequeno grupo, em regime de apoio tutorial, para monitorização e feedback contínuos, e de instrução explícita e participada, para aprofundamento de conhecimentos. A resolução do problema deverá ser complementada por trabalho autónomo, atendendo à complexidade e extensão da tarefa. A avaliação contínua incidirá sobre: 1) a qualidade e fundamentação científica das propostas de resolução (50% da classificação); 2) o desempenho individual na apresentação oral das propostas e 3) uma reflexão escrita individual, focada nos conhecimentos e competências adquiridos (50%). Os estudantes com estatuto especial, impedidos de cumprir os requisitos de assiduidade, realizarão a avaliação contínua individualmente. A avaliação em qualquer época de exame incidirá na resolução de problemas e consequente integração da totalidade dos conteúdos.

Bibliografia principal

Alexander, P. (Ed.) (2021). Contemporary Educational Psychology. ISSN: 0361-476X

Corno, L., & Anderman, E. M. (2016) (Ed.). Handbook of Educational Psychology, 3rd ed. Routledge
Graham, S. (Ed.) (2018). Journal of Educational Psychology. eISSN: 1939-2176
INEE (2015). The Brightest Hope: Essays from around the world on the importance of education in times of crisis. INEE

Kirschner, P. A., & Hendrick, C. (2020). How learning happens:Seminal works in educational psychology and what they mean in practice. Routledge
Oliveira, C. R. G. (2020). O papel da memória na aprendizagem escolar e na inovação pedagógica. In Descentralização e Inovação pedagógica. Imprensa da Universidade de Coimbra
Mok, M. M. C. (Ed.) (2021). Educational Psychology: An international journal of experimental educational psychology. eISSN: 1469-5820
Santrock, J. W. (2017). Educational Psychology, 6 th ed. Mc-Graw Hill
Vassallo, S. (2017). Critical Educational Psychology. Johns Hopkins University Press

 

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Sala

Célia Oliveira

Sexta-feira, 16H30