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Universidade Lusófona do Porto

Processos Psicológicos Básicos I

Apresentação

A presente UC pretende constituir-se como uma oportunidade de introdução ao estudo da cognição humana, focando-se em dois dos processos psicológicos básicos que a alicerçam, nomeadamente os processos percetivos e atencionais. Neste sentido, a definição dos objectivos de aprendizagem (OA), conteúdos programáticos (CP) e metodologias de ensino (ME) orienta-se pelos seguintes critérios: 1) a consideração da função introdutória do estudo do funcionamento cognitivo, em geral, e dos processos de Atenção e Percepção, em particular; 2) o conhecimento dos modelos conceptuais e empíricos que poderão alicerçar o aprofundamento autónomo da conceptualização e investigação avançadas; 3) o conhecimento e aplicação de paradigmas fundamentais da investigação básica e aplicada.

Curso

Psicologia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP608-22175

Disciplinas complementares recomendadas

Métodos de Investigação em Psicologia; Estatística I; Fundamentos Biológicos do Comportamento Humano.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdos
CP1. Atenção
1.1 Definição e taxonomias da Atenção: Enquadramento da Atenção no estudo da Cognição Humana
1.2 Paradigmas teóricos de referência
1.3 Atenção, percepção e cognição: interfaces entre atenção, processos perceptivos e funções cognitivas superiores
1.4 Atenção e processos emocionais
CP2. Métodos e Técnicas de investigação da Atenção
2.1 Paradigmas comportamentais
2.2 Paradigmas experimentai
CP3. Percepção
3.1 Da sensação à Percepção: conceitos e processos
3.2 Marcos Históricos no estudo da Perceção
3.3 Modalidades sensoriais e perceptivas: características, processos e paradigmas conceptuais de referência
CP4. Métodos de investigação da Percepção
4.1 Paradigmas comportamentais
4.2 Paradigmas experimentais
CP5. Aplicações do estudo da Atenção e da Percepção
5.1 Diferenças Individuais
5.2 Disfunções e défices percetivos e atencionais

Objetivos

Com a presente UC pretende-se que os/as estudantes sejam capazes de:
OA1 - enquadrar os processos da Atenção e Percepção no domínio da Cognição Humana
OA2 - conhecer os fundamentos conceptuais e empíricos da Psicologia da Atenção
OA3 - aplicar paradigmas de investigação no domínio da Atenção
OA4 - conhecer os fundamentos conceptuais e empíricos da Psicologia da Percepção
OA5 - aplicar paradigmas de investigação no domínio da Percepção
OA6 - conhecer e explorar as aplicações da investigação dos processos atencionais e perceptivos ao estudo das diferenças individuais, do funcionamento normativo e da disfuncionalidade
OA7 - aplicar competências de pesquisa, selecção e análise crítica da literatura científica da área
OA8 - analisar criticamente a qualidade empírica e conceptual de propostas teóricas ou metodológicas nos domínios da Atenção e Percepção

Metodologias de ensino e avaliação

Metodologia de exposição participada(ME1); actividades de pesquisa(ME2), análise(ME3) e discussãode artigos científicos(ME4); feedback pelo docente(ME5), feedback pelos pares(ME6) e auto-avaliação(M7); realização de experiências nas aulas laboratoriais(ME8) e redação de relatórios empíricos(M9); e, ainda, análise e discussão de casos (M10). A avaliação teórica decorrerá em regime semi-cumulativo, com 3 provas escritas (50% da classificação final). A avaliação da componente prática/laboratorial (PL) incidirá sobre um trabalho autónomo de exploração, síntese e apresentação de investigação sobre um dos processos básicos estudados (30%), a par da participação nas tarefas práticas, realizadas nas aulas PL  (20%) (ex., análise de casos, realização de experiências e redacção de relatórios empíricos, sínteses reflexivas). A aprovação na UC requer uma classificação mínima de 10 valores em cada uma das suas componentes (teórica e prática/laboratorial), em todos os regimes e épocas de avaliação.

Bibliografia principal

Foley, H- J., & Bates, M. (2019). Sensation and Perception. Routledge.
Lund, N. (2017). Attention. Routledge.
Mather, G. (2009). Foundations of Sensation and Perception. Psychology Press.
Nobre, K., & Kastner, E. (Ed.) (2014). The Oxford Handbook of Attention. Oxford University Press.
Wixted, J. & Serences, J. (Eds.) (2018). Steven's Handbook of Experimental Psychology and Cognitive Neuroscience: Sensation, perception and attention. (Vol 2, 4th ed). Wiley.
Wolfe, J. M., Kluender, K., Levi, D., Bartoshuk, L., Herz, R. S., Klatzky, R. L., & Merfeld, D. M. (2020). Sensation & Perception, 6th ed. Oxford Univbersity Press.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

 

Sexta-feira, 16H30