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Universidade Lusófona do Porto

História da Psicologia

Apresentação

Esta UC tem como objetivo, assumindo uma perspetiva cronológica, promover o desenvolvimento de conhecimentos teórico-práticos sobre a história e evolução da Psicologia como ciência, seguindo ainda uma perspetiva comparada entre o passado e o presente das diferentes áreas da Psicologia. Esta abordagem promoverá a aprendizagem e reflexão face às principais contribuições filosóficas e fisiológicas para o desenvolvimento da Psicologia enquanto ciência independente. A apresentação das principais correntes teóricas da Psicologia, tendo em conta os seus contributos históricos e limitações, promoverá uma visão integrativa e reflexiva sobre a Psicologia contemporânea. 

Curso

Psicologia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP608-13632

Disciplinas complementares recomendadas

Psicologia 

Filosofia

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

CP1.O estudo da história da Psicologia

CP2. Influências filosóficas e fisiológicas na Psicologia

CP3. O desenvolvimento da Psicologia científica

3.1. Estruturalismo

3.2. Funcionalismo: Antecedentes e desenvolvimento

3.3. A Psicanálise

3.4. A Psicologia Gestalt

3.5. Comportamentalismo

3.6. Humanismo

CP4. A revolução cognitiva

4.1. Psicologia cognitiva e emergência das teorias do processamento da informação

CP5. A psicologia na pós-modernidade

5.1. Psicologia evolutiva

Objetivos

OA1: Identificar e enquadrar historicamente os acontecimentos que potenciaram o desenvolvimento da Psicologia enquanto ciência;

OA2: Identificar e compreender as principais teorias epistemológicas que se encontram na base do desenvolvimento da Psicologia enquanto ciência;

OA3: Caracterizar e analisar criticamente as diferentes correntes psicológicas existentes;

OA4: Reconhecer as principais figuras da história da psicologia e os seus contributos;

OA5: Promover a discussão e avaliação do estatuto científico da Psicologia, tendo por referência o seu desenvolvimento como ciência aplicada;

OA6: Descrever o estado atual da Psicologia enquanto área do saber e conhecer e refletir acerca da suas vulnerabilidades, desafios e potencialidades quer a nível prático quer ao nível da investigação.

Metodologias de ensino e avaliação

Os conteúdos programáticos serão lecionados através do recurso a uma diversidade de métodos, designadamente: ME1: Exposição oral com apoio de materiais audiovisuais; ME2: Diálogo interativo; ME3: Atividades práticas de pequeno grupo em sala de aula; ME4: Feedback por pares; ME5: Feedback por docente; ME6: análise e resolução de casos práticos.

A UC adota uma metodologia de Avaliação Contínua, assumindo a interdependência das componentes teórica e prática.

Instrumentos de avaliação: duas provas escritas individuais, cada uma das quais com ponderação de 30% na nota final; e trabalho prático em grupo, com dois elementos específicos ¿ elaboração de poster (30%) e apresentação oral (10%).

Estudantes sem aprovação podem submeter-se a exame na época recurso.

 

 

Bibliografia principal

Hergenhahn, B.R. & Henley, T.B. (2014). An introduction to the history of psychology (7th Ed.). Wadsworth.

Schultz, D. P., & Schultz, S. E. (2016). A history of modern Psychology (11th Ed.). Cengage Learning.

Greenwood, J.D. (2015). A conceptual history of psychology (2nd Ed.). Cambridge University Press.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Olga Cunha

2ª feira, 13h30-14h30

Sala de Investigação em Psicologia