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Universidade Lusófona do Porto

Métodos de Investigação em Ciências Sociais

Apresentação

A unidade curricular consiste em uma iniciação aos fundamentos de investigação académica, com foco nos métodos utilizados em ciências sociais e dos negócios. Mais especificamente, a unidade curricular aborda: conceitos gerais de investigação, introdução ao método científico, diferentes abordagens de investigação nas ciências sociais, ética na investigação académica e uma abordagem detalhada do processo de investigação em ciências sociais, incluindo: definição da pergunta de partida, exploração, definição da problemática, e planeamento da recolha e análise de dados.

Curso

Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP619-9485

Disciplinas complementares recomendadas

A disciplina é transversal a todas as outras, pois desenvolve o conhecimento e competências básicas para a investigação e a realização de trabalhos académicos.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

  1. Introdução à metodologia
    1. O método científico
    2. Estilos de raciocínio
    3. Falácias
  2. Abordagens à investigação
    1. Quantitativa e qualitativa
    2. Pura/teórica e aplicada
    3. Transversal e longitudinal
  3. Validade e ética na investigação
    1. Validade x Verdade
    2. Responsabilidade epistémica
    3. Fraudes em investigação
  4. O processo de investigação
    1. Rutura
    2. Construção
    3. Verificação
  5. A pergunta de partida
    1. Clareza
    2. Exequibilidade
    3. Pertinência
  6. A exploração
    1. Leitura
    2. Entrevistas exploratórias
    3. Citações
  7. A problemática
    1. O modelo de análise
    2. Hipóteses
    3. Conceitos operatórios e sistémicos
  8. Recolha e análise de dados
    1. Definição dos dados pertinentes
    2. O campo de análise e as unidades de observação
    3. Instrumentos de recolha e análise

Objetivos

Ao final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

  1. Aplicar conceitos básicos de filosofia da investigação e raciocínio crítico à realização de trabalhos académicos.
  2. Diferenciar as várias abordagens de investigação e selecionar a mais adequada ao seu projeto.
  3. Realizar investigações que gerem resultados válidos de forma ética.
  4. Desconstruir um projeto de investigação entre as suas diferentes etapas e atos.
  5. Formular uma pergunta de partida clara, exequível e pertinente.
  6. Realizar um processo de exploração, adequado ao problema de investigação.
  7. Definir uma problemática de estudo e expressá-la através de perguntas e/ou hipóteses.
  8. Selecionar um método de recolha de dados e uma amostra adequados ao problema.
  9. Selecionar uma estratégia de análise de dados adequada aos objetivos da investigação.

Metodologias de ensino e avaliação

Os conteúdos programáticos estão orientados à absorção de conhecimentos teóricos, bem como à aplicação prática dos mesmos. Desta forma, as aulas incluem, além da componente expositiva, exercícios que visam a aplicação dos fundamentos expostos a problemas de investigação comuns na área das ciências humanas e dos negócios que despertem maior interesse entre os alunos. A avaliação, por sua vez, inclui quatro elementos: dois trabalhos, a frequência e a avaliação constante. O primeiro trabalho (20%) consiste na análise de um artigo académico à luz dos conteúdos introdutórios da disciplina. O trabalho final (30%) consiste na realização de um projeto de investigação original. A frequência (30%) consiste em um exame objetivo que visa testar a capacidade de aplicação dos fundamentos de metodologia a casos hipotéticos. Por fim, a avaliação constante (20%) considera a participação dos alunos em todas as seções, sobretudo nas atividades desenvolvidas.

Bibliografia principal

  • Adams, J. Hafiz , T.A., Raeside, R. & White , D. (2007). Research methods for graduate business and social science students , New Dehli , Sage Publications
  • Quivy, R. & Campenhoudt , L.V. (2005). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva
  • Barañano, A.M. (2004). Métodos e técnicas de investigação em Gestão. Manual de apoio à realização de trabalhos de investigação. Lisboa: Edições Sílabo.
  • Silva, A. S., & Pinto, J. M. (Eds.). (1999). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Edições Afrontamento

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Arthur Filipe Barbosa de Araújo

Quinta feira: 16:30 às 17:30

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