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Universidade Lusófona do Porto

Avaliação de Desempenho

Apresentação

Aplicação de operações de recolha e tratamento de informação

Auto análise crítica

Capacidade de utilização dos instrumentos de análise de desempenho e de reconhecimentos do potencial dos colaboradores

Orientação para resultados, em paralelo com a gestão da inteligência emocional

Avaliação e reconhecimentos de colaboradores

Gestão de Competências em paralelo coma Avaliação de Desempenho

Avaliação da importância do sistema de gestão de desempenho para eficácia organizacional

 

Curso

Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP619-11064

Disciplinas complementares recomendadas

_____

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Do conceito de desempenho à avaliação de Desempenho nas organizações: Evolução Histórico-Conceptual

1.1 Da Conceptualização ao Processo de Avaliação de Desempenho nas Organizações

2. A Avaliação de desempenho e as percepções: pistas para um melhor entendimento do processo, individual com repercussões organizacionais

3. Avaliação de Desempenho e GRH (ligação às diferentes actividades de GRH)

4. Avaliação de Desempenho e Comunicação: barreiras e catalisadores (a importância da inteligência emocional)

5. Avaliação de Desempenho e de Competências: duas faces da mesma moeda?

6. Dos Modelos às Práticas: Considerações sobre a Avaliação de Desempenho em contexto empresarial (o nosso país e as suas idiossincrasias)

7. Implementação de um plano integrado de Avaliação de Desempenho (em articulação com a GRH)

 

 

Objetivos

- Apreender conceitos e teorias subjacentes às temáticas da Unidade Curricular.

- Identificar e mobilizar técnicas de avaliação de desempenho.

- Apreender a importância da Avaliação e da Gestão das Competências no processo de auto-regulação das Organizações. •

- Sensibilizar para a tarefa de planear, gerir, coordenar, controlar e motivar pessoas, com os seus próprios valores, interesses, aptidões e motivações, tendo como objectivo o desenvolvimento das competências individuais e a satisfação dos objectivos organizacionais.

- Habilitar os alunos de competências técnicas para a concepção e implementação de um processo eficaz de avaliação do desempenho

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas presenciais teórico-práticas baseiam-se na exposição dos conteúdos do programa. As exposições teóricas serão enfatizadas, com o recurso a exemplos, visando estimular o interesse e a pesquisa por parte dos alunos.

 

Participação activa em sala ¿ 20%

Resolução de um exercício de reflexão ¿ 20%

1 Trabalho Individual (científico e discussão do mesmo (40% + 20%)

 

Práticas inovadoras: criação de planos individuais de avaliação de desempenho com acompanhamento estilo seminário.

 

 

Bibliografia principal

Batalha, A., Ribeiro, D. & Carvalho, W. (2013), Avaliação de Desempenho - SIADAP: Administração Central e Autarquias Locais.  Lisboa: Quid Juris.

Caetano, A. (2008), Avaliação de desempenho - Metáforas, Conceitos e Práticas (2ª ed.). Lisboa: R.H. 

Rodrigues, J. (2010), Avaliação do desempenho nas organizações. Lisboa: Escolar Editora. Seixo, J. M. (2007), Gestão de Desempenho. Lisboa: Lidel.

 

Horário de Atendimento

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Horário de atendimento

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