Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Comportamento Organizacional

Apresentação

Esta unidade curricular pretende que os estudantes adquiram conhecimentos sobre comportamento organizacional como um campo de estudo fundamental na estratégia de qualquer organização. Os estudantes estarão aptos a compreender todos os processos organizacionais, ao nível da liderança, cultura e comunicação, bem como a dinâmica individiual e em equipa dentro da organização.

Curso

Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP619-6587

Disciplinas complementares recomendadas

Psicossociologia

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao estudo do comportamento organizacional: Uma Abordagem Histórica

2. Análise individual (com implicações organizacionais): Percepção e tomada de decisão individual; Satisfação no trabalho; Empenhamento organizacional; Motivação

3. Análise ao nível do grupo

1. Liderança

2. Comunicação

3. Poder e comportamento político

4. Conflito

5. Negociação

4. Análise ao nível organizacional

1. Estrutura organizacional

2. Cultura e Clima organizacionais

Objetivos

Compreender a importância do indivíduo e dos grupos na dinâmica social e organizacional e vice-versa.

Aplicar conceitos para a análise do comportamento organizacional.

Perceber a importância dos atores internos e agentes sociais para as estratégias organizacionais.

Compreensão e reflexão sobre as conceções éticas que afetam uma organização, os processos organizacionais, o micro e macro comportamento organizacional.

Aplicar conceitos e modelos teóricos e práticos organizacionais.

Perceber a importância das organizações para a sociedade.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas presenciais teórico-práticas baseiam-se na exposição dos conteúdos do programa. As exposiçõesteóricas serão enfatizadas, com o recurso a exemplos, visando estimular o interesse e a pesquisa por partedos alunos. Frequência final (60%) Trabalho Individual de Investigação e Discussão do mesmo (40%)

Bibliografia principal

  • Cunha, M. P. et all (2007), Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (6ª ed.), Lisboa: RH Editora.
  • Rego, A. (2002), Comportamentos de Cidadania nas Organizações , Lisboa: McGraw-Hill. C
  • arvalho, J. C. (2008), Negociação (3ª ed.), Lisboa: Sílabo.
  • Teixeira, S. (2010), Gestão das Organizações (2ª ed.), Lisboa: Verlag Dashofer Portugal.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Joana Carmo Dias

Terças das 15h às 16h