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Universidade Lusófona do Porto

Dinâmica de Grupos e Gestão de Conflitos

Apresentação

Da perspectiva do Gestor de Recursos Humanos, a compreensão profunda do comportamento humano quando em grupo e em equipa é fundamental. Nesta UC, aborda-se a DInâmica de Grupos  e a Gestão de Conflitos com duplo enfoque: teórico e prático.

Curso

Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP619-11062

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1 - Grupo: definição; tipos de grupos; variáveis que influenciam a eficácia dos grupos; técnicas de tomada de decisão em grupo; equipas; processo de teambuilding.

2 - Conflito: definição; tipos de conflitos; níveis de conflitos; gestão de conflitos; efeitos positivos e negativos do conflito.

3 - A negociação: definição; processos; tipos e fases da negociação; eficácia da negociação; estratégias e táticas negociais; a influência das características individuais.

 

Objetivos

Ño final do Semestre, os alunos deverão atingir os seguintes objetivos/competências:

1 - Compreender o conceito de grupo e a forma como os grupos atuam e distinguir grupos de equipas.

2 - Compreender o conceito de conflito e a forma como o mesmo se pode desenvolver e ser gerido.

3 - Analisar os tipos de negociação existentes e a forma como esta pode contribuir para uma boa gestão dos conflitos.

 

Metodologias de ensino e avaliação

Exercícios  – 10% 
Case-studies – 30% 
Dinâmica – 15%
Trabalho – 20%
Teste – 25%

Serão promovidas várias dinâmicas ao longo das aulas, assim como trabalhos práticos, e forma a combinar a teoria com a prática.

Bibliografia principal

Forsyth, D. R. (2014). Group dynamics (6th ed.). Belmont, CA: Wadsworth Cengage Learning.

Costa, R. (2012), Equipas de alto rendimento: saber liderar equipas de trabalho, Lisboa: Editora RH.
Cunha, P. & Leitão, S. (2011), Manual de Gestão Construtiva de Conflitos, Porto: Ed. Fernando Pessoa.
Falide, I. (2010), Manual do facilitador para dinâmicas de grupo, Campinas: Papirus editora.
Ferreira, J. M. & Neves, J. & Caetano, A. (2011), Manual de psicossociologia das organizações, Lisboa: Editora Escolar.
Forsyth. D. R. (2018), Group Dynamics, 7th edition, Belmont, CA: Cengage Learning.
Jaca, M. & Díaz, M. (2005), Gestión del conflicto, negociación y mediación, Madrid: Pirámide.
Monteiro, I. & Sousa, F. (2010), Liderança de equipas na resolução de problemas complexos, Lisboa: Silabo.
Moscovici, F. (2011), Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo, Rio de Janeiro: José Olympio.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Carla Magalhães

       Quinta-feira - 12h30-13h30

            A marcar