Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Marketing I

Apresentação

UC na área da Gestão, que pretende abordar as questões básicas do Marketing.

É essencial para quem vai atuar na área da Gestão.

A abordagem é prática, o que é favorável ao contexto laboral.

Curso

Gestão [ULP]

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP292-7383

Disciplinas complementares recomendadas

N. A.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1-O Marketing-Conceito, importância, contextualização e orientações

2-O Mercado-A segmentação, a análise ambiental e  consumidor

3-As variáveis do Marketing-o Marketing Mix

4-Planeamento, controlo e organização

4.1-O Plano de Marketing

Objetivos

1-Compreender o conceito de Marketing, a sua importância, contextualização e orientações seguidas ao longo dos tempos

2-Compreender o conceito de mercado e de segmentação e conhecer os vários tipos e critérios de segmentação e os vários ambientes nos quais os Marketing opera

3-Distinguir e analisar as diferentes variáveis do Marketing Mix

4-Compreender a importância do planeamento em Marketing, o controlo das atividades de Marketing e a organização dos serviços de Marketing

4.1-Aprender a elaborar um Plano de Marketing

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas são compostas por uma parte teórica, complementada com análises práticas. Os alunos são encorajados a participar na discussão dos vários temas e são privilegiados exemplos práticos aplicados ao mercado de trabalho.

O método de avaliação estipulado é o contínuo, o que implica que cada aluno deverá ser avaliado em função de três elementos:

  • Teste final (sem consulta) (45%) 
  • Trabalhos práticos (em grupo) (20%: 40% oral + 60% escrita)  
  • Plano de marketing para entrega e apresentação/defesa (35%) 

Bibliografia principal

KOTLER, P. & KELLER, K. L. Administração de Marketing (14ª ed.). São Paulo: Pearson Education, 2012.

LINDON, D. et al. Mercator XXI ¿ Teoria e Prática do Marketing (14ª ed.). Lisboa: D. Quixote, 2011.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Lara Santos

 

Conforme disponibilidade