Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Análise de Dados II

Apresentação

A unidade curricular tem por objectivo introduzir os alunos a técnicas de inferência estatística e à regressão linear. Visando a promoção de uma aprendizagem sólida e sustentada, avaliou-se o enquadramento das outras unidades curriculares do curso em relação a esta, tendo-se escolhido os conteúdos programáticos apresentados por serem importantes para os alunos prosseguirem estudos e desenvolverem a sua actividade profissional.

Curso

Gestão [ULP]

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP292-21710

Disciplinas complementares recomendadas

Análise de Dados I

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

- Amostragem e distribuições amostrais

- Estimação pontual e intervalar

- Testes de hipóteses, paramétricos e não paramétricos

- Regressão linear

Objetivos

No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de tirar conclusões sobre uma população relativamente à qual é conhecida uma amostra, comparar populações e estabelecer e aplicar um modelo de regressão linear, tudo isto tirando partido de software de análise de dados (SPSS).

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas são de cariz teórico-prático, onde a exposição teórica do conteúdo programático é acompanhada da apresentação de exemplos práticos e da resolução de exercícios. A avaliação é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona do Porto.

 

Práticas de inovação pedagógica:

 

As práticas pedagógicas serão mediadas por Tecnologias de Informação e Comunicação em sessões presenciais e online, com recurso a computadores e/ou dispositivos móveis. Os estudantes serão expostos a recursos educativos interativos, como quizzes. Promover-se-á a aprendizagem baseada na resolução de problemas, onde os discentes, orientados pelo docente, deverão identificar problemas e planear e realizar percursos de resolução. O objetivo é melhorar o processo de ensino e aprendizagem, dotar os estudantes de competências necessárias aos desafios que se colocam presentemente à humanidade e aumentar a sua motivação relativamente à unidade curricular.

Bibliografia principal

- Afonso, A., e Nunes, C. (2011). Probabilidades e Estatística: Aplicações e Soluções em SPSS. Lisboa, Portugal: Edições Sílabo.

 

- Guimarães, R. C., e Cabral, J. S. (2010). Estatística (2ª edição). Lisboa, Portugal: Verlag Dashöfer Portugal.

 

- Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A., e Pimenta, C. (2015). Introdução à Estatística (3ª edição). Lisboa, Portugal: Escolar Editora.

 

- Pestana, M. H., e Gageiro, J. N. (2014). Análise de Dados para Ciências Sociais - A Complementaridade do SPSS (6ª edição). Lisboa, Portugal: Edições Sílabo.

Horário de Atendimento