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Universidade Lusófona do Porto

Técnicas de Informação, Comunicação e Negociação

Curso

Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP619-3439

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdos

Informação e comunicação na empresa: informação descendente e ascendente, as políticas de informação e comunicação, tecnologias de informação e gestão de pessoas.

Comunicação organizacional: as dimensões básicas do processo comunicacional, mensagens não-verbais e escuta ativa, feedback e desempenho,  estilos pessoais de comunicação, fluxos e padrões de comunicação nas organizações, comunicação na era da informação computadorizada, o público externo e interno das empresas, a comunicação interna (endomarketing).

Negociação: elementos fundamentais da negociação, tipologia negocial, erros negociais, estratégias, técnicas e táticas negociais.

Objetivos

1) No âmbito da informação familiarizar os alunos com os tipos de informação e as políticas de comunicação existentes na organização e também conhecer e compreender as tecnologias de informação e gestão de pessoas.

2) No âmbito da comunicação analisar as dimensões básicas do processo comunicacional, distinguir os vários estilos pessoais de comunicação, compreender os fluxos e padrões de comunicação nas organizações, analisar e fazer face a uma situação de comunicação de crise, distinguir entre público interno e externo nas organizações e compreender a importância da comunicação interna no seio organizacional.

3) Na componente negociação identificar e analisar os elementos fundamentais de um processo de negociação, conhecer e compreender a tipologia negocial, identificar os principais erros num processo de negociação e conhecer e compreender as estratégias, técnicas e tácticas negociais.

 

Metodologias de ensino e avaliação

No processo de ensino-aprendizagem serão utilizadas metodologias que contemplam: aulas expositivas, com apresentação pelo docente dos quadros teóricos de referência; aulas participativas, onde os alunos são encorajados a participar na discussão dos vários temas e são privilegiados com exemplos práticos aplicados ao mercado de trabalho, além da resolução de exercícios; aulas activas com realização de trabalhos individuais e de grupo.

Componentes de avaliação:

Seminário: 20%

Estudo de caso: 40% 

Teste (sem consulta): 40%

 

Bibliografia principal

- Beirão, Inácio, Maria Vasconcelos, Joaquim Caetano, Maria Inês Nunes e Paulo Vasconcelos (2008), Manual de Comunicação Empresarial. Porto: Plátano.

- Carvalho, José Crespo de. (2008), Negociação (3ª ed.), Lisboa: Sílabo.

- Rego, Arménio (2016), Comunicação Pessoal e Organizacional ¿ Teoria e Prática (4º ed), Lisboa: Sílabo.

- Rego, Arménio (2016), Comunicação Pessoal e Organizacional ¿ Manual de exercícios (4º ed), Lisboa: Sílabo.

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