Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Produtividade e Qualidade no Trabalho

Curso

Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP619-21767

Disciplinas complementares recomendadas

Nenhuma.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I - A qualidade e a produtividade

Qualidade e produtividade laboral: modelos e teorias. A gestão da qualidade e a gestão da produtividade. O impacto da qualidade na produtividade. As visões interna e externa da empresa. O conceito fundamental de valor-cliente. O valor para os trabalhadores. Criar valor para todas as partes envolvidas.

II - Gestão da produtividade

Conceitos e ciclo dinâmco. Indicadores de produtividade. Modelo de Sumanth. Produtividade e otimização. Fatores que afetam a produtividade. A organização e a remuneração do trabalho. Produtividade e desenvolvimento humano. Os novos ganhos de produtividade (novas formas de organização e de trabalho, redes, automação e externalização das NTIC).

III - Gestão da qualidade

Conceitos, evolução e filosofias. Liderança e qualidade. A abordagem por processos. A otimização de processos. O ciclo PDCA. Introdução às ferramentas da qualidade. Da ISO 9000 à TQM. Modelos de gestão integrados. Requistos a auditar. Custos da qualidade.

Objetivos

- Apresentar, de forma integrada, as principais áreas de atuação da produtividade e da qualidade;

- Conhecer os conceitos e as ferramentas inerentes à gestão da qualidade;

- Sensibilizar para as práticas de gestão pela qualidade no sentido de o estudante perceber os benefícios da implementação de um sistema de gestão da qualidade em temos de melhoria dos produtos / serviços, envolvimento dos trabalhadores, satisfação e fidelização dos clientes, melhoria da imagem e da posição competitiva da organização nos mercados, redução dos desperdícios, aumento da produtividade, redução dos custos, garantia da manutenção dos postos de trabalho e aumento do lucro;

- Conhecer a série ISO 9000, em particular as ISO 9001: 2015 e 9004;

- Identificar práticas da gestão da qualidade no dia-a-dia das organizações;

- Conhecer as exigências da gestão da produtividade e da qualidade das organizações;

- Perceber o papel dos RH na melhoria destas duas componentes no trabalho.

Metodologias de ensino e avaliação

Todas as aulas têm um carácter teórico e prático de modo a permitir uma imediata aplicação dos conceitos e conteúdos expostos. Durante o semestre são distribuídos temas de trabalho para exposição e discussão em aula, fomentando a participação dos estudantes e um acompanhamento regular das matérias. Serão colocados casos práticos para análise, estudo e discussão.

A Avaliação Contínua considera duas provas escritas durante o período de aulas com a ponderação de 50% cada. A aprovação neste regime de avaliação obriga a nota mínima de 6 valores.

 

Aulas com componente de ensino remoto.

Bibliografia principal

Brilman, J. (2000). As melhores práticas de gestão no centro do desempenho. Lisboa: Edções Sílabo.

Carvalho, L. G., Bernardo, M. R. M., Sousa, D. & Negas, M. C. (2015). Gestão das Organizações - Uma abordagem integrada e prospetiva (2ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.

Nelson, S. A., Teixeira, A. & Rosa, A. (2016). Gestão da Qualidade - de Deming ao modelo de excelência da EFQM (2ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.

Oahland, J. S. (2002). Total Organizational Excellence - Achieving world-class performance (2nd ed.). Oxford: Butterworth-Heinemann.

Oahland, J. S. (2003). Total Quality Management - text with cases (3rd ed.). Oxford: Butterworth-Heinemann.

Pinto, A. (2017). ISO 9001: 2015 - Guia prático. Lisboa: Lidel.

Pinto, A. & Soares, I. (2018). Sistemas de Gestão da Qualidade - Guia para a sua implementação (2ª ed). Lisboa: Edições Sílabo.

Pires, A. R. (2016). Sistemas de Gestão de Qualidade - Ambiente, Segurança, Responsabilidade Social, Indústria e Serviços (2ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala