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Universidade Lusófona do Porto

Métodos de Investigação em Ciências Sociais

Apresentação

Nesta unidade curricular, abordam-se elementos iniciais às Metodologias de Investigação em Ciências Sociais, em geral, e em Gestão de Recursos Humanos, em particular. Elementos que servem como base para preparação de trabalhos académicos seguindo o rigor científico.

A disciplina introduz os discentes no universo das ciências sociais, possibilitando a aprendizagem da unidade do social e da multiplicidade de ciências mais ou menos institucionalizadas.
 

Curso

Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP619-9485

Disciplinas complementares recomendadas

Não se aplica.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Epistemologia

    Ciência e conhecimento científico, características do conhecimento científico

2. Da teoria à investigação empírica: a ruptura com o senso comum

3. A planificação e processo de investigação

    Tipos e estratégias de investigação

    Da pergunta de partida à construção do modelo teórico

    Universo, amostra e métodos de amostragem; descrição dos dados e definição de variáveis 

4. A Recolha de informações e análise

    Métodos e técnicas de investigação

    Análise qualitativa vs quantitativa

    Análise documental, observação participante, observação não participante (entrevistas,

    inquérito por questionário

5. Escrita de trabalho acadêmico

   Estrutura, características de um texto académico, apresentação do texto e extensão do trabalho

 

Objetivos

1. Adquirir conhecimentos sobre a lógica da investigação científica no âmbito gestão e das ciências sociais;

2. Descrever as bases teóricas que permitem a compreensão do objeto de estudo específico e académico da Gestão de Recursos Humanos;

3. Identificar quais os passos a serem desenvolvidos para a elaboração de um trabalho académico ou de investigação;

4. Desenvolver noções gerais e iniciais acerca da escrita de artigos/documentos científicos;

5. Reconhecer e aplicar as ferramentas de recolha de dados.

Metodologias de ensino e avaliação

No processo de ensino-aprendizagem serão utilizadas metodologias que contemplam: aulas expositivas, com apresentação pelo docente dos quadros teóricos de referência; aulas participativas, onde os alunos são encorajados a participar na discussão dos vários temas e são privilegiados com exemplos práticos aplicados ao mercado de trabalho, além da resolução de exercícios; aulas activas com realização de trabalhos individuais e de grupo.

 

Avaliação contínua

Resenha descritiva

Elaboração de uma resenha descritiva a partir do capítulo de um livro indicado pelo docente. 

 

Projecto parte 1

A parte 1 do projecto deverá contemplar os elementos introdutórios e do corpo do texto.

 

Projecto parte 2

A parte 2 do projecto deverá contemplar todos os elementos que compõem a estrutura de um texto acadêmico.

 

Exame.

 

Práticas de inovação pedagógica: elaboração prática de projecto de investigação com posterior discussão permitindo avanços para futuros projectos.

 

Bibliografia principal

Barañano, A.M. (2004). Métodos e técnicas de investigação em Gestão. Manual de apoio à realização de trabalhos de investigação. Lisboa: Edições Sílabo.

 

Quivy, R., e outro. (2008). Manual de investigação em ciências sociais / Raymond Quivy, Luc van Campenhoudt ; trad. João Minhoto Marques, Maria Amália Mendes, Maria Carvalho. - 5ª ed. - Lisboa : Gradiva. pp.282.

 

Silva, A. S., & Pinto, J. M. (Eds.). (1999). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Edições Afrontamento.

 

 

Horário de Atendimento

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