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Universidade Lusófona do Porto

Economia, Gestão Ética e Responsabilidade Social

Curso

Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP619-21711

Disciplinas complementares recomendadas

Nenuma em particular.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

O Conceito de Ética e Responsabilidade Social Empresarial (RSE)

A importância da Ética e da RSE na Gestão e Economia

As teorias económicas e a sua relação com a Ética e com a RSE

Dilemas de gestão ética e socialmente responsável

Diferentes perspectivas sobre Ética e RSE

Argumentos contra e a favor da RSE

As dimensões do RSE

Boas práticas de Ética e RSE

O conceito de sustentabilidade

Leitura dos Guias práticos para a implementação da RSE e Ética:

  • Social Accountability 8000
  • ISO26000
  • NP4460
  • NP4469

Objetivos

1. Compreender a importância da ética e da responsabilidade social empresarial (RSE) na Gestão e na Economia;

2. Identificar e lidar com dilemas de gestão ética e socialmente responsável e encontrar as possíveis soluções;

3. Examinar o processo de tomada de decisões sobre ética e RSE, bem como os seus processos individuais e determinantes e consequências;

4. Discutir o papel dos códigos de conduta na promoção de comportamentos éticos;

5. Reconhecer as diferentes abordagens da RSE;

6. Fornecer uma mais completa compreensão da interação entre as dimensões económica, social e ambiental nos negócios;

7. Aplicar os conceitos de ética e responsabilidade social a situações reais, permitindo uma melhor compreensão da interação entre ideias e práticas.

Metodologias de ensino e avaliação

O método de avaliação estipulado é o contínuo:

 

  • Frequência (50%)
  • Case study (20% = 30% oral + 70% escrita) 
  • Trabalho final - para entrega e apresentação/defesa (20% = 30% oral + 70% escrita) 
  • Participação ao longo das aulas (10%)

Ou

Exame de recurso

 

Práticas de inovação pedagógica:

São consideradas práticas de inovação pedagógica, no âmbito desta UC, as discussões orientadas para casos reais, aplicadas à área académica dos estudantes. Essas discussões são contínuas e aplicam-se após a apresentação teórica de cada tema. Os estudantes são, ainda, estimulados, a realizarem um trabalho com base num contexto real.

Bibliografia principal

Arnsperger, C. & Van Parijs, P. (2004). Ética Económica e Social. Afrontamento.

 

Carroll, A. & Buchholtz, A. (2012). Business & Society Ethics, Sustainability, and Stakeholder Management. Stamford, CT: Cengage Learning. 

 

Costa, M. A. N. et al (org) (2011). Responsabilidade Social: Uma visão ibero-americana. Almedina.

 

Ferrell, O.C., Fraedrich, J. & Ferrell, L. (2009). Business ethics: Ethical decision making and cases. Houghton Mifflin Company.

 

Rego, A., Cunha, M. P., Guimarães, N., Gonçalves, H. & Cabral-Cardoso, C. (2007). Gestão ética e socialmente responsável: teoria e prática. RH Editora.

 

Valier, J. (2016). Breve história do pensamento económico. Edições Texto & Grafia.

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