Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Conceção e Gestão da Formação

Curso

Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP619-3440

Disciplinas complementares recomendadas

Avaliação do de sempenho e Análise e Gestão de competências.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. MF1 - Formador: Contextos de Intervenção: Da Importância da Formação para a Gestão à influência da Concepção e Gestão da Formação nas Organizações

2. MF2 - Simulação Pedagógica Inicial: A Formação Como Actividade da GRH ¿ Simulações Pedagógicas Iniciais (Autoscopias)

3..MF3 - Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação: A Formação e a sua ligação a algumas variáveis comportamentais

4. MF4 - Metodologias e Estratégias Pedagógicas: Esboço de uma conceptualização teórico-metodológica

5. MF5 - Operacionalização da Formação: do plano à ação

6.MF6 - Recursos Didáticos e Plataformas Colaborativas de Aprendizagem (MF7)

7.MF8 - Avaliação das Aprendizagens

8.MF9 - Simulação Pedagógica Final

Objetivos

Dotar os alunos dos principais processos analíticos essenciais à construção de uma perspectiva estratégica e dinâmica das empresas no que concerne à aplicação de uma política integrada de Formação nas organizações;

Aferir a importância da formação no contexto geral e nos contextos específicos da Gestão desenvolvimental dos Recursos Humanos; Enquadrar a Gestão da Formação nas organizações;

Contribuir para o desenvolvimento de competências para a sua concepção e implementação;

Perceber as principais diferenças entre Formação, Ensino e Educação e construir alguns pontos de contacto entre os respectivos sistemas; Desenhar planos embrionários de Gestão de Formação.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas presenciais teórico-práticas baseiam-se na exposição dos conteúdos do programa. As exposições teóricas serão enfatizadas, com o recurso a exemplos, visando estimular o interesse e a pesquisa por parte dos alunos.

Em relação às metodologias de avaliação contínua, realizar-se-á um trabalho individual, baseado na criação de um plano de formação (cerca de 10 pgs mínimo) numa empresa (20%), realizar-se-ão 2 autoscopias que serão avaliadas (60%) e avaliar-se-á a participação activa em sala de aula (20%).

Bibliografia principal

Forsyth, P. (2010), Como melhorar as capacidades de treino e Formação, Lisboa: Smartbook.

Rodrigues, M. & Ferrão, L. (2006), Formação Pedagógica de Formadores (9ª ed.) Lisboa: Lidel.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala