Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Comportamento Organizacional

Curso

Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP619-6587

Disciplinas complementares recomendadas

Psicossociologia.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

 

  1. Introdução ao estudo do comportamento organizacional: Uma Abordagem Histórica
  2. Análise individual (com implicações organizacionais): Percepção e tomada de decisão individualSatisfação no trabalhoEmpenhamento organizacional; Motivação
  3. Análise ao nível do grupo
    1. Liderança
    2. Comunicação
    3. Poder e comportamento político
    4. Conflito
    5. Negociação
  4. Análise ao nível organizacional
    1. Estrutura organizacional
    2. Cultura e Clima organizacionais

Objetivos

1.- Definir Clima Organizacional

1.1 - Analisar a importância do estudo do Clima Organizacional

1.2 - Distinguir entre cultura, clima organizacional e macrocultura

2 - Compreender a importância da produtividade na tomada de decisão e saber dinamizá-la

3 - Reflectir sobre a relevância da Motivação e Satisfação em contexto de trabalho

4 - Analisar os comportamentos justiça e poder nas organizações e compreender a sua importância no âmbito da eficácia organizacional

5 - Identificar comportamentos de trabalho em equipa nas reuniões e no seio das organizações, e compreender a sua importância

6 - Compreender a importância da comunicação e liderança no âmbito das organizações

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas presenciais teórico-práticas baseiam-se na exposição dos conteúdos do programa. As exposições teóricas serão enfatizadas, com o recurso a exemplos, visando estimular o interesse e a pesquisa por parte dos alunos.

 

Resolução de um exercício de reflexão ¿ 20% -

1 Trabalho Individual de Investigação e Discussão do mesmo (40% + 20%)

Participação activa em sala ¿ 20%

 

Bibliografia principal

Carvalho, J. C. (2008), Negociação (3ª ed.), Lisboa: Sílabo.

Chiavenato, I. (2004), Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações, São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Teixeira, S. (2010), Gestão das Organizações (2ª ed.), Lisboa: Verlag Dashofer Portugal.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala