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Universidade Lusófona do Porto

Introdução ao Pensamento Contemporâneo

Curso

Estudos Europeus, Estudos Lusófonos e Relações Internacionais (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP290-117

Disciplinas complementares recomendadas

História das Ideologias Políticas

História Económica e Social

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdos

1 - Fundamentos greco - judaico - cristãos do pensamento ocidental.

2 - A euforia da razão e os progressos científicos.

3 - A evolução do pensamento político  (Hobbes, Locke, Montesquieu, Rousseau).

4 - O liberalismo económico, de Adam Smith a Milton Friedman.

5 - O Marxismo e o Socialismo liberal.

6 - A crise da Modernidade e do otimismo racionalista (Nietzsche e Freud).

7 - O pensamento pós-industrial. A era da informação.

8 - Diversidade e multiculturalismo: a cultura de massas e a globalização.

Objetivos

Esta U.C. pretende transmitir conhecimentos que permitam a compreensão das grandes correntes que influenciaram e influenciam o mundo contemporâneo. Visa igualmente dotar os discentes de instrumentos conceptuais que lhes possibilitem ter um pensamento analítico e reflexivo adequado às maiores problemáticas do pensamento contemporâneo. E ainda, capacitar os estudantes para a construção de um discurso teórico coerente, estruturado e rigoroso sobre a contemporaneidade.  

Metodologias de ensino e avaliação

O método é teórico-prático. Baseia-se na apresentação e exposição dos conteúdos programáticos, recorrendo, quando for pertinente, à leitura e análise de textos, de modo a promover a participação dos estudantes na discussão crítica das questões apresentadas. A avaliação é contínua, de acordo com o Regulamento de avaliação da ULP. A AC é constituída por um teste, um trabalho (escrito e oral) e participação nas aulas. O teste vale 50%, e será realizado no final do semestre. O trabalho escrito será entregue em fevereiro, último momento de avaliação, a parte oral será apresentada durante as aulas. A valoração total do trabalho é de  40%. O desempenho do estudante nas aulas tem o valor de 10%. A classificação final deve ser igual ou superior a 10 valores.

Práticas de inovação pedagógica - Prevê-se nesta UC aulas em regime de live streaming.

Bibliografia principal

Amaral, D.F. (2012). História do Pensamento Político Ocidental. Coimbra: Almedina.

AA.VV. (2014). Pensamento crítico contemporâneo. Lisboa: Edições 70.

Baudrillard, R. (2003).  A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70.

Bauman, Z. (1991). Modernidade e Ambivalência. Lisboa: Relógio d¿Água.

Freitas, D. (2012). História do Pensamento Ocidental.  Coimbra: Almedina.

Fukuyama, F. (1999). O fim da História e o último homem. Lisboa: Gradiva.

Neves, F.S. (2007). Introdução ao Pensamento Contemporâneo. Lisboa: Edições Lusófonas.

 

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