Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Programação para Dispositivos Móveis

Apresentação

A unidade curricular de Programação para Dispositivos Móveis aborda o desenvolvimento de produtos de software para serem utilizados em dispositivos móveis, em particular na programação de aplicações para dispositivos móveis na plataforma Android.
Pretende-se que no final desta UC os alunos entendam as principais abordagens de desenvolvimento de aplicações a plataforma Android, e que sejam capazes de adaptar e aplicar as abordagens lecionadas num contexto de desenvolvimento para outras plataformas presentes nos dispositivos móveis.

 

Curso

Engenharia Informática (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP452-15892

Disciplinas complementares recomendadas

Linguagens de Programação

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdos

1. Definição e caracterização de dispositivos móveis

2. Arquitetura de uma Aplicação Android

3. Plataforma para desenvolvimentos de aplicações Android.

4. Componentes de uma Interface gráfica. Interação com uma aplicação móvel.

5. Activities, Intents, Fragments

6. Gestão e armazenamento de dados

7. Tópicos Avançados Android

Objetivos

Os objetivos desta unidade curricular prendem-se com:

  •     Fornecer um conjunto de conhecimentos gerais sobre a arquitetura e os requisitos de desenvolvimento de software para dispositivos móveis;
  •     Compreender os principais aspetos do funcionamento da plataforma Android
  •     Trabalhar no estudante a capacidade de desenhar e planear projetos de software para dispositivos móveis
  •     Conhecer as principais particularidades da plataforma Android, tais como os mecanismos de rede e de armazenamento;
  •     Conhecer a linguagem de programação Kotlin e da sua utilização para o desenvolvimento de aplicações
  •     Dotar os estudantes de métodos, técnicas e ferramentas para projetarem e desenvolverem aplicações para Android, em particular utilizando a ferramenta Android Studio.

Metodologias de ensino e avaliação

Os conteúdos desta unidade curricular são expostos em aulas teórico-práticas em que o método expositivo é interativo e conjugado com guiões laboratoriais que os estudantes executam em computadores de laboratórios.
Nas aulas teórico-práticas serão apresentados exemplos da aplicação dos conceitos, sendo que os estudantes são incentivados a participar na resolução de exercícios propostos, incentivando assim a aprendizagem com base na experimentação e na colaboração, assim como a reutilização de recursos existentes.

Avaliação
Época de avaliação contínua

  • 20% participação ativa nas aulas e resolução de TPCs
  • 30% teste de avaliação
  • 50% trabalho prático em grupo (código, relatório e apresentação)   
  • todos os elementos de avaliação têm como nota mínima 9 valores
  • o estudante deverá frequentar obrigatoriamente pelo menos 70% das aulas.

Época de Exames
60% exame
40% trabalho prático em grupo (código, relatório e apresentação)   
- todos os elementos de avaliação têm como nota mínima 7 valores

 

Bibliografia principal

  • Google Inc. The official site for Android developers. Provides the Android SDK and documentation for app developers and designers. [Online] Available: http://developer.android.com/index.html
  • Meier, Reto; Lake, Ian  (2018), Professional  Android, 4th Edition: Wrox, ISBN: 978-111-894-952-8
  • Queirós, R. (2018) Android Profissional - Desenvolvimento Moderno de Aplicações, FCA,  ISBN: 978-972-722-874-4

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala