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Universidade Lusófona do Porto

Interação Homem-Máquina

Apresentação

O objectivo geral é o de realçar a importância de características como a acessibilidade e a usabilidade na área da concepção de media digitais interativos.

Curso

Engenharia Informática (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP452-7301

Disciplinas complementares recomendadas

Desenho de Sistemas Interativos

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1.         Avaliação informal de sítios web com o propósito de motivar os alunos para o estudo das questões da acessibilidade e da usabilidade de media digitais interativos

a.         Introdução informal de procedimentos, métricas e instrumentos para a aferição da usabilidade de sítios web

b.         Aferição da usabilidade de sítios web

c.         Interpretação dos resultados obtidos e elaboração informal de recomendações

2.         Acessibilidade

a.         Acessibilidade na Europa

b.         Acessibilidade no Mundo

c.         Dos conceitos fundamentais a media digitais interativos acessíveis

3.         Usabilidade

a.         Conceitos fundamentais

b.         Das normas às consequências

4.         A acessibilidade e a usabilidade nos processos de concepção de media digitais interativos

a.         Processos de concepção centrados nos utilizador

b.         Outros processos de concepção

5.         Avaliação formal de sítios web

Objetivos

Os objectivos específicos são:

  • Perceber o que é a acessibilidade e como é que ela pode ser abordada e melhorada;
  • Perceber o que é a usabilidade e como é que ela pode ser abordada e melhorada; 
  • Promover a acessibilidade e a usabilidade como características a ter em conta nos processos de concepção de media digitais interativos.

Metodologias de ensino e avaliação

As metodologias de ensino utilizadas são:

  • A resolução de problemas
  • A exposição e debate
  • O raciocínio crítico

Os instrumentos de avaliação usados são:

  • A participação nas aulas (participação)
  • A realização do avaliação informal de sítios web (projeto 1)
  • A realização da avaliação formal de sítios web (projeto 2)
  • A elaboração de uma apreciação crítica de um artigo (crítica)

Na modalidade de avaliação contínua, a nota final de cada aluno é calculada desta forma:

  • Participação (20%) + Síntese (30%) + Projeto (50%)

Para ter aproveitamento nesta modalidade:

  • O aluno não pode faltar a mais de 25% do total das aulas previstas;
  • O aluno não pode faltar às aulas em que se realizam atividades avaliadas; e
  • O aluno não pode obter uma classificação inferior a 8 valor em nenhuma das componentes da nota final desta modalidade.

A modalidade avaliação final implica a realização de um exame presencial de duração limitada e com peso de 100%, em época definida.
 

 

Bibliografia principal

Tullis (2008) Measuring the User Experience: Collecting, Analysing, and Presenting Usability Metrics, Morgan Kaufman

 

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

David Lamas

4ª feira (período da tarde)

A acordar por correio eletrónico