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Universidade Lusófona do Porto

Máquinas Elétricas II

Apresentação

A unidade curricular de Máquinas Eléctricas II integra o 1º semestre do 3º ano do plano de estudos da Licenciatura em Engenharia Electrotécnica de Sistemas de Energia. Esta unidade curricular visa essencialmente dar aos alunos os conhecimentos fundamentais sobre o princípio de funcionamento das máquinas eléctricas convencionais, a sua utilização e a sua selecção.

Curso

Engenharia Electrotécnica de Sistemas de Energia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP732-1275

Disciplinas complementares recomendadas

Os alunos devem ter conhecimentos prévios leccionados em unidades curriculares de Análise Matemática, Circuitos Eléctricos, Electromagnetismo, Sinais e Sistemas, Electrónica de Potência e Máquinas Eléctricas I.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Máquinas DC (revisão)

Máquinas Síncronas

Construção. Classificação. Geradores e motores síncronos. Modelo de circuito equivalente. Características de potência e de tensão. Curvas de limite da maáquina síncrona. Controlo do fator de potência. Geradores independentes. Máquinas síncronas de polos salientes. Controlo de velocidade de motores síncronos. Aplicações. Motor síncrono linear (LSM). Motor DC sem escovas (BLDC). Motores de relutância comutados (SRM).

Máquina de indução

Construção. Modos de operação. Modelo de circuito equivalente. Característica binário velocidade. Controlo de velocidade.

Outros Motores

Motor de passo. Servomotores. Synchros.

Conversores de potência

Rectificadores controlados. Controladores de tensão AC. Choppers. Inversores. Cicloconversores.

Objetivos

Pretende-se que os alunos fiquem a conhecer:

-os princípios fundamentais da conversão eletromecânica de energia;

-o princípio de funcionamento da máquina síncrona, quer no seu funcionamento como gerador quer como motor, quer como elemento capacitivo de uma instalação;

-as principais diferenças entre os diversos tipos de máquinas e saber utilizar qualquer uma delas, permitindo a análise, selecção e utilização de diversos tipos de máquinas eléctricas: máquinas síncronas, de indução, de corrente contínua, motor universal, motor de íman permanente e motor de relutância;

-os tipos de sistemas de controlo e sistemas de accionamento para as máquinas estudadas para ter uma perspectiva global do seu funcionamento.

E ainda que:

-usem correctamente da notação/linguagem técnico-científica;

-comuniquem de forma adequada na língua portuguesa e desenvolvam o interesse pela língua inglesa;

-desenvolvam a capacidade de trabalho em equipa.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas teóricas são predominantemente de caracter expositivo e nas aulas teórico-práticas serão resolvidos  analiticamente exemplos e problemas específicos. A componente laboratorial consta de demonstração e verificação experimental ou por simulação dos conceitos teóricos leccionados.

A avaliação consta de duas componentes.

Avaliação escrita - realização de um teste escrito no termo do período de aulas, com peso de 50% na classificação final. Esta componente é repetível em exame. A avaliação escrita engloba a totalidade da matéria leccionada durante o semestre. A realização das provas escritas decorre segundo o estipulado pelo regulamento geral de avaliação.

Avaliação de um trabalho realizado por um grupo, preferencialmente, de dois alunos com uma apresentação pública no fim do semestre. Este trabalho deve ser realizado em LaTeX. Esta avaliação tem um peso de 50% na classificação final e não é repetível em exame.

Bibliografia principal

Galhano, A. (2021), Apontamentos de Máquina Elétricas II, ULP

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Alexandra Galhano

5ª feira 13:30

-1.3