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Universidade Lusófona do Porto

Laboratórios de Engenharia I

Curso

Engenharia Electrotécnica de Sistemas de Energia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP732-22366

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

  1. Experimentação laboratorial de conceitos de cinemática, dinâmica, termodinâmica, ótica e eletromagnetismo.
  2. Elementos constituintes de um circuito elétrico e respetiva implementação laboratorial.
  3. Do galvanómetro ao multímetro digital: características e modo de funcionamento de aparelhos de medição de tensão e corrente elétrica.
  4. Verificação experimental das leis que governam os circuitos elétricos.
  5. Materiais utilizados em eletrotecnia e suas características.
  6. Funcionamento do gerador de sinais, e dos osciloscópios analógico e digital.

Objetivos

  • Verificar experimentalmente e consolidar conceitos já adquiridos de Física (cinemática, dinâmica, termodinâmica, ótica e eletromagnetismo).
  • Adquirir, a partir de uma base experimental, noções básicas grandezas elétricas e circuitos elétricos.
  • Verificar, experimentalmente, as principais leis que governam o funcionamento dos circuitos elétricos.
  • Conhecer e utilizar diversos componentes elétricos e eletrónicos em ambiente laboratorial.
  • Estudar experimentalmente o comportamento de diversos materiais utilizados em eletrotecnia.
  • Compreender o princípio de funcionamento e utilizar corretamente instrumentos básicos de medição e visualização de grandezas elétricas.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas privilegiarão a componente experimental, pelo que serão integralmente do tipo prática laboratorial. Incluirão curtas introduções/explicações orais do trabalho prático a realizar, complementadas com documentação de apoio onde necessário, assim como pequenas demonstrações práticas e trabalho prático laboratorial a realizar pelos alunos, em grupo, sob orientação e apoio do docente. Ao longo do semestre letivo, e de forma gradual e crescente, os trabalhos práticos tornar-se-ão menos dirigidos e exigirão maior autonomia por parte dos alunos. O trabalho laboratorial será documentado de forma abrangente e estruturada, constituindo um portefólio que será um instrumento de avaliação

     Avaliação Contínua com Prova Final

     Ponderação: Trabalhos Práticos, em grupo (80%) + Prova escrita (20%)

Bibliografia principal

  • SERWAY, R. A. & JEWETT, J. - Physics for Scientists and Engineers, 8th edition, Cengage Learning, 2009.
  • CALLISTER, W.D. (Jr.) - Ciência e Engenharia dos Materiais, 7ª Edição, LTC, 2008
  • CAMPILHO, A. - Instrumentação eletrónica, métodos e técnicas de medição, Edições FEUP, 2000.

 

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