Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Circuitos Eléctricos I

Curso

Engenharia Electrotécnica de Sistemas de Energia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP732-1195

Disciplinas complementares recomendadas

N.A.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Circuitos lineares de corrente contínua

Elementos constituintes dos circuitos elétricos. Leis de Ohm e Kirchhoff. Série, paralelo. Divisor de tensão/corrente. Método das correntes fictícias, tensões nos nós. Teoremas da sobreposição, Thévenin e Norton. Transferência máxima de potência. Transformação estrela-triângulo.

 

Circuitos de corrente alternada monofásica

Fasores. Sistemas lineares com entradas sinusoidais, indutâncias e capacidades. Impedância e admitância sinusoidal. Leis de Kirchhoff. Circuitos equivalentes de Thévenin e Norton. Lugar geométrico de impedâncias e admitâncias. Ressonância. Potência e fator de potência. Transformador e girador ideais, indutância mútua.

 

Sistemas de medição

Amperímetro. Voltímetro. Ohmímetro. Wattímetro.

 

Circuitos trifásicos

Ligações estrela-estrela com e sem neutro, estrela-triângulo, triângulo-triângulo e triângulo-estrela. Potência

Objetivos

Pretende-se que os alunos sejam capazes de:

- conhecer os princípios fundamentais da análise de circuitos eléctricos;

- analisar circuitos eléctricos com base na sua modelização;

- identificar o método de análise mais expedito para cada circuito eléctrico;

- identificar e escolher as ligações necessárias da instrumentação que permite verificar num circuito real o valor previsto para as grandezas eléctricas.

E ainda que:

- usem correctamente da notação/linguagem técnico-científica;

- comuniquem de forma adequada na língua portuguesa e desenvolvam o interesse pela língua inglesa;

- desenvolvam a capacidade de trabalho em equipa.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas teóricas são predominantemente de caracter expositivo e nas aulas teórico-práticas serão resolvidos analiticamente exemplos e problemas específicos. A introdução de conceitos é acompanhada com a descrição de sistemas reais utilizados no quotidiano. Cada módulo será finalizado com uma síntese/debate envolvendo a participação dos alunos. A última semana de aulas será dedicada à síntese/debate da matéria leccionada envolvendo a participação dos alunos. Para o sucesso destas práticas pedagógicas é aconselhável (exigido) que o Alunos preparem previamente os conteúdos dos módulos. Cada capítulo é finalizado com uma síntese/debate.

As práticas pedagógicas a desenvolver pretendem implementar:

- conhecimento e compreensão;

- aplicação de conhecimentos e compreensão;

- formulação de juízos;

- desenvolvimento do espírito crítico.

 

A avaliação de teor semestral e contínua satisfaz o Regulamento Geral de Avaliação da ULP.

Bibliografia principal

Galhano, A. (2021), Apontamentos de Circuitos Elétricos II, ULP

 

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Alexandra Galhano

5ª feira 13:30

-1.3