Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Química Analítica

Apresentação

Esta unidade curricular faz parte do plano curricular da presente licenciatura, cujos conceitos lecionados são importantes para a aquisição de conhecimentos das unidades curriculares subsequentes.

Pretende-se nesta disciplina dotar os alunos de conhecimentos dos aspetos fundamentais dos processos químicos associados aos diferentes passos de uma análise química; na descrição e fundamentação científica dos diferentes processos que compõem uma análise química; e na identificação e compreensão da interação da química analítica com outras áreas de atividade humana (análises ambientais, industriais, ...).

Curso

Engenharia do Ambiente [ULP]

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP287-32

Disciplinas complementares recomendadas

nenhuma

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

-Química Analítica: objetivos e métodos. Métodos ¿tradicionais¿ e instrumentais. Definição e aplicações. Amostragem. Interferências.

-Gravimetria: Solubilidade da amostra e formação de precipitados. Contaminação de precipitados. Operações de uma análise gravimétrica.

-Volumetria: Pto de Equivalência e Pto Final. Medição rigorosa de reagentes. Método de deteção. Tipo de volumetrias.

-Volumetria ácido-base: Considerações gerais. Ponto de equivalência versus ponto final. Det. do ponto final.

-Volumetria de complexação: Formação de iões complexos. Ligandos de mono e polidentados. Indicadores. Técnicas de titulação pelo EDTA: titulação direta, inversa, por deslocamento, indireta e mascaramento.

-Volumetria de precipitação: Processos argentométricos. Método de Mohr, Volhard e Fajans.

-Volumetria de oxidação-redução (redox): Equação de Nernst. Curvas de titulação. Deteção do ponto final. Permanganatometria e dicromatometria. Iodimetria e iodometria.

Objetivos

- Conhecer o âmbito e os conceitos essenciais da Química Analítica

- Conhecer os princípios e saber aplicar técnicas de gravimetria

- Conhecer e saber aplicar os princípios e as técnicas volumétricas (acido-base, complexação, precipitação, redox)

- Conhecimento e prática laboratorial de química analítica (técnicas gravimétricas e volumétricas) com aplicação em amostras reais (águas, solos)

- Conhecimento dos processos de transporte de poluentes: transporte e reconcentração de compostos orgânicos neutros e iões metálicos e respetivos processos de análise

Metodologias de ensino e avaliação

Os conteúdos são lecionados em aulas teóricas e aulas práticas. Nas aulas teóricas serão apresentados e desenvolvidos os conceitos referidos no programa. As aulas práticas, os alunos executarão os trabalhos laboratoriais onde os objetivos são, não só ilustrar conceitos adquiridos nas aulas teóricas, mas também familiarizá-los com técnicas de utilização corrente em Química Analítica e respetiva interpretação de resultados face à legislação em vigor.

Avaliação: contínua [2 testes (70%) + trabalhos práticos (30%)] e por exame de recurso [100%], de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da ULP.

Bibliografia principal

- Christian, G. D. (1995). Analytical Chemistry (5th Edition). John Wiley & Sons, Inc.

- Skoog, D. A.; West, D. M.; Holler, F. J.; Crouch, S. R. 2000. Analytical Chemistry. An Introduction (7th Edition). Hartcourt College Publishers.

- Diversos textos de apoio a fornecer ao longo das sessões.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Cândida Manuel 

8:30-9:30 (4 e 6ªf)

a indicar