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Universidade Lusófona do Porto

Administração do Terceiro Setor

Apresentação

Consciencializar o estudante para a crescente relevância do Terceiro Setor e a sua capacidade de concretizar direitos e responder a necessidades de bem estar social da população. Familiarizar os estudantes com a natureza e as atividades desenvolvidas pelas organizações que compõem o Terceiro Setor.

Curso

Engenharia de Proteção Civil (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP928-11804

Disciplinas complementares recomendadas

Português

Matemática

Tecnologias de Informação e Comunicação

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Enquadramento conceptual

2. Desafios ao Terceiro Sector: Inovação, Empreendedorismo social e Bolsa de valores sociais; Ética empresarial e Responsabilidade social; Introdução ao planeamento social ¿ programas e projectos sociais.

3. Natureza das organizações

3.1 Natureza Jurídica e das atividades das organizações do Terceiro Setor

3.2 Quem são as organizações do ¿Terceiro Sector¿

3.3 Natureza das atividades desenvolvidas no Terceiro Sector

4. Administração/Gestão das Organizações do Terceiro Sector

4.1 Conceitos de gestão empresarial

4.2 Teoria das organizações

4.3 Planeamento

4.4 A Estratégia

4.5 A Estrutura

4.6 A Captação de Recursos

4.7 O Marketing Social

5. O Plano de Negócio

Objetivos

Dotar o estudante de competências para o cumprimento dos dispositivos legais enquadradores da actividade. Desenvolver competências para a gestão das organizações, no sentido da sua qualidade, sustentabilidade e eficiência económica. Promover capacidades de reflexão crítica e de operacionalidade para planear, dirigir, executar e avaliar organizações, programas ou projectos nas organizações de cariz social.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas têm um carácter teórico e prático de modo a permitir uma imediata aplicação dos conceitos e conteúdos expostos. Durante o semestre são distribuídos temas de trabalho para exposição e discussão em aula, com vista à participação dos estudantes e um acompanhamento regular das matérias. Privilegiar-se-á a aprendizagem baseada na interatividade, promovendo fóruns de discussão. O objetivo é dotar os estudar de competências necessárias aos desafios que se lhes colocam e aumentar o empowerment e a autonomia dos mesmos.

A avaliação contínua é composta por uma prova escrita (50%) e um trabalho com uma ponderação de 25% para a componente escrita e 25% para a apresentação e defesa. As componentes de avaliação contínua são passíveis de recurso para um exame final escrito com peso para a classificação final de 100%, com natureza e complexidade equivalentes aos das provas realizadas.

A UC foi planeada para ensino presencial ou remoto, podendo passar do primeiro ao segundo sem limitações.

Bibliografia principal

  • Allison, M e Kaye: Strategic Planing for Nonprofit Organizations, New Jersey, Ed. Jonh Wiley, 2005
  • Drucker, Peter F.: As Organizações sem fins lucrativos, Lisboa: Difusão Cultural, 1990.
  • Ministério das Finanças: POCISSSS - Plano Oficial das Instituições do Sistema de Solidariedade e de Segurança Social.
  • Nunes, Francisco e outros: O Terceiro Setor em Portugal: Delimitação, caracterização e potencialidades. Instituto António Sérgio do Setor Cooperativo, Lisboa, 2001.

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