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Universidade Lusófona do Porto

Arquitetura

Apresentação

Os conteúdos da unidade curricular visam introduzir noções sobre o conhecimento da evolução da construção, dos sistemas construtivos, ao longo do tempo, da sua impotância cultural, arquitetónica e urbana, na perceção histórica so seu significado e enquandramento temporal. Os domínios de atuação incidem no reconhecimento das formas, e dos espaços, através da utilização de diferentes matriais, e das tecnicas de construção, dos sistemas construtivos, recorrendo à análise do desenho, e do projeto enquanto síntese desse conhecimento. A pertinência da UC no ciclo de estudos revê-se na necessária utilização do conhecimento sobre diferentes técnicas construtivas, do seu significado histórico, cultural e patrimonial, na elaboração do projeto de Engenheria, nos seus diferentes ramos, em articulação com a elaboração do projeo de Arquitetura.

Curso

Engenharia Civil (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP730-7675

Disciplinas complementares recomendadas

Desenho Técnico e Desenho de Construção

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Os materiais e os sistemas contrutivos; a sua perceção ao longo das principais épocas históricas.

Análise crítica, comparativa, para cada um desses momentos significativos, na evolução das formas e dos sistemas construtivos.

  1. Época clássica - A Arquitetura Greco-Romana;
  2. Idade Média - a Arquitetura do Gótico;
  3. A Arquitetura do Renascimento;
  4. A Arquitetura do Barroco - visita de esttudo a edifícios da cidade do Porto;
  5. A Arquitetura da Arte-Nova - a Arquitetura do Ferro, a industrialização na construção;
  6. A Arquitetura do Modernismo - a pré-fabricação

Para cado um dos períodos históricos será produzida uma ficha, reunindo a análise dos materiais, dos sistemas construtivos, e da forma. Destes extrai-se o seu significado histórico, o "estilo".

Objetivos

Compreender a evolução da construção, das técnicas construtivas, dos diferentes materiais utilizados na construção, na relação entre forma e técnica. Pretende-se estabelecer a relação entre a arquitetura e as engenharias, a natureza pluridisciplinar do exercício de projeto nas várias áreas do conhecimento em que se desenvolve. 

O Estudante deve saber distinguir os diferentes períodos históricos, o seu significado histórico, as técnicas construtivas inerentes a esse períodos, sabendo refletir sobre a introdução de novas tecnologias, com a reabilitação e/ou mantutenção desses edifícios, sem desvalorizar as modernas tecnologias de construção, principalmente relacionadas com o programa funiconal da habitação.

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia baseia-se na transmissão dos conteúdos através de sessões teóricas, com a apresentação de diapositivos com imagens que permitam interpretar as características dos edifícios; nas sessões teórico-práticas serão discutidas as pesquisas efetuadas pelos estudantes. A avaliação baseia-se na realização de um teste no final do semestre, para o qual se considera 40% da avaliação, ponderado com a avaliação dos trabalhos práticos, individuais, com os restantes 60%, para os quais se considera, tabém, a apresentação, ou discussão,em sala de aula.

Bibliografia principal

Ching, F. (2004), Arquitetura: Forma, Espacio y Orden (4ª ed.). Barcelona, Editorial Gustavo Gili.

Unwin, Simon (2003), Análisis de la Arquitectura, Barcelona, Gustavo Gili.

Fernandes, J. M. (2000), Arquitetura Portuguesa uma síntese. Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda.

Farelly, L. (2007), The Fundamentals of architecture. Lausanne, Ava Academia.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

António José S. Afonso de Deus

22h-23h