Desenvolvimento e Adaptação Motora
Apresentação
Esta UC - do 1º ciclo, e da área científica, de Educação Física e Desporto - proporciona uma abordagem alargada e compreensiva da problemática do desenvolvimento motor, e da aprendizagem motora ao longo da vida. O estudo destes fenómenos, centra-se nas interdependências entre os diversos domínios do desenvolvimento (i.e., motor, cognitivo, afetivo e social) e considera os processos internos associados com a prática ou com a experiência que conduzem a um ganho na capacidade de prestação motora. O estudo da transformação voluntária e controlada do comportamento será abordado numa perspetiva ecológica, considerando-a como o produto da interação do indivíduo com o meio envolvente. Esta interação deverá pautar-se por princípios de formação humana e científica, de forma a que as questões da aprendizagem motora sejam abordadas através de um ato pedagógico eficiente e adequado, num enquadramento de formação corporal de base, lazer e recreação ou de desporto de rendimento.
Curso
Educação Física e Desporto (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Anual | 7
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULP1267-4200
Disciplinas complementares recomendadas
Biologia e Educação Física (Ensino Secundário);
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos (CP) desta UC são:
Objetivos
Os principais objetivos (OA) são: 1. Conhecer o processo de desenvolvimento e adaptação motora, e seus componentes fundamentais, numa conceção geral do desenvolvimento humano ao longo da vida. 2. Conhecer e analisar o processo de desenvolvimento e adaptação motora no que respeita a: teorias explicativas e modelos do desenvolvimento humano; as variáveis que o influenciam; as fases e estádios do desenvolvimento. 3. Conhecer as leis gerais do desenvolvimento da locomoção e da preensão e as formas de aplicação destes conhecimentos às diversas áreas da intervenção profissional. 4. Reconhecer a importância da atividade lúdica na aprendizagem e no desenvolvimento motor do indivíduo e utilizar essas atividades nos diversos contextos de intervenção. 5. Compreender a aprendizagem motora como área de estudo das Ciências do Desporto. 6. Dominar e aplicar um conjunto de técnicas de avaliação e observação do desenvolvimento motor, e da aprendizagem, com base em instrumentos objetivos de avaliação.
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino (ME) serão: Aulas de natureza expositiva (ME1): Resolução de casos práticos (ME2), visualização e discussão de documentários/vídeos (ME3), Pesquisa bibliográfica (ME4), Análise de artigos científicos (ME5), Atividades em pequeno grupo (ME6), Prática simulada em contexto real com orientação tutorial (ME7). A avaliação é contínua e é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona do Porto. A classificação final é determinada arredondando às unidades o valor das classificações obtidas em 3 momentos de avaliação, realizados durante o período de aulas: - 1 trabalho escrito com apresentação (30%); - 2 provas escritas (70%, 35% cada). A classificação final tem que ser > ou = a 9.5 valores. Os estudantes que não obtenham aprovação poderão submeter-se a exame na época de recurso. O exame de recurso (prova escrita) incidirá sobre a totalidade dos conteúdos programáticos.
Bibliografia principal
Haywood, K. & Getchell, N. (2014) Life Span Motor Development. 7th Edition. Champaign, Illinois: Human Kinetics Books. Malina, R. & Bouchard, C. (2004) Growth, Maturation, and Physical Activity. Champaign, Illinois: Human Kinetics Books. Hauser-Cram, P; Nugent, J.; Thies, K e Travers, J. (2014). Development of children and adolescents. Courier/Kendallville: Willey. Piek, J.P. (2006). Infant Motor Development. Champaign, IL: Human Kinetics. Leitão, F. (2009). Desenvolvimento e Adaptação Motora. Salamanca: Luso-Espanõla de Ediciones.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Eduardo Teixeira Quartas-feiras entre as 12h e as 13h. Gabinete de Educação Física e Desporto