Direito do Trabalho II
Apresentação
Recuperando as razões de Direito do Trabalho I, a abordagem aí proposta ficaria incompleta. Assim, para dar cumprimento a esse propósito surge o Direito do Trabalho II : para além de completar-se a análise do regime juridico da relação individual de trabalho, inclui-se uma breve referência ao fenómeno do Direito Colectivo de Trabalho.
Curso
Direito [ULP]
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 6
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULP288-511
Disciplinas complementares recomendadas
Considerando que a unidade curricular Direito do Trabalho II é uma continuação de Direito do Trabalho I , revela-se particularmente útil que o estudante já tenha frequentado, e se possível, concluÍdo Direito do Trabalho I.
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
I. A retribuição 1. Noção e estrutura (complexa), espécies e modalidades; 2. Determinação do valor; 3. A base de cálculo de prestações complementares; 4. Tempo e lugar de cumprimento; 5. A tutela jurídica da retribuição. II. Vcissitudes contratuais: A). A transmissão da empresa B) A suspensão do contrato 1.Noção; 2.Fundamento; 3.Modalidades 4.Efeitos III. A extinção do contrato 1.Noção e alcance; 2.Modalidades: 2.1.Caducidade: noção; casos de caducidade; regime jurídico; 2.2.Demissão: noção; modalidades; regime jurídico; 2.3.Revogação: noção; regime jurídico; 2.4.Despedimento: noção, tipos; regime jurídico; a ilicitude do despedimento. IV. As estruturas de representação dos trabalhadores 1. Liberdade sindical 2. Comissões de trabalhadores V. A greve 1. Noção; 2.Tipologia; 3. Condições de regularidade; 4. Efeitos.
Objetivos
Esta unidade curricular apresenta-se em linha de continuidade com Direito do Trabalho I. Pretende-se, pois, completar o estudo das relações jurídico-laborais aí iniciado. Tem-se em vista, designadamente, analisar o conceito e regime jurídico da retribuição, a transmissão da empresa e seus efeitos, o fenómeno suspensivo, no seu sentido, causas, modalidade e efeitos; focar, com particular desenvolvimento, dada a importância da matéria, a extinção do vínculo, e retomar alguns aspectos das relações de natureza colectiva, abordando o essencial das estruturas de representação dos trabalhadores e aludindo ainda ao fenómeno da greve.Pretende-se que, relativamente a cada um dos pontos, os estudantes adquiram conhecimentos práticos e teóricos que lhes permitam resolver problemas jurídico-laborais, quer mobilizando os instrumentos normativos analisados, nomeadamente o Código do Trabalho, quer lançando mão de fundamentos dogmáticos e jurisprudenciais.
Metodologias de ensino e avaliação
METODOLOGIA DE ENSINO: As aulas têm uma componente teórico-prática. Após uma exposição teórica, que veicule os conteúdos essenciais dos mesmos, far-se-á um confronto com concretas hipóteses problemáticas. Análise crítica de Jurisprudência sobre matérias mais relevantes e controversas.
AVALIAÇÃO: A avaliação é contínua, nos termos do Regulamento de Avaliação em vigor, consistindo na realização de duas provas escritas a realizar, uma a realizar em período lectivo e outra após o término deste. Os estudantes terão que comparecer obrigatoriamente a 70% das aulas. Caso compareçam a 85% ou mais das aulas, beneficiarão de 1 valor, a acrescer à nota resultante das mencionadas provas escritas.
Os estudantes que não tenham obtido aprovação na unidade curricular em avaliação contínua, podem recorrer à realização de exame de recurso. Os estudantes que, no exame de recurso, obtenham a classificação de 8 ou 9 valores terão ainda a possibilidade de realização de uma prova oral.
Bibliografia principal
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala LEONOR PIZARRO MONTEIRO 5.ª FEIRA - 18.15 -19.00