Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Programação Web

Apresentação

Os temas desenvolvidos na UC estão agrupados em módulos fundamentais. Estes, de forma integrada procuram promover um conjunto de competências nos alunos, particularmente as seguintes:

Fomentar a sensibilidade dos alunos para o desenvolvimento de aplicações web.

Sensibilizar e apresentar as ferramentas clássicas disponíveis para o desenvolvimento de aplicações web com CSS  e JavaSript.

Dotar os alunos de conhecimentos necessários à integração de classes open source nas suas aplicações.

Capacitar os alunos para um conjunto de conceitos que permitem desenvolver web sites responsivos.

Curso

Comunicação Audiovisual e Multimédia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 7

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP728-11195

Disciplinas complementares recomendadas

Web Design

Introdução á Computação

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Introdução

 - História da internet

 - Conceito cliente/servidor

 - Serviços mais usuais

 - Serviço WEB

 

Navegação na NET

 - Servidor WEB

 - Clientes WEB e suas funcionalidades

 - Conceito de Site

 - Tipos de Sites

 

Desenvolvimento de Paginas WEB

 - Protocolo  HTTP - Hypertext Transfer Protocol

 - Linguagem HTML/HTML5

 - Integração do CSS - Cascading Style Sheets no HTML

 - Inclusão de programação JavaScript nas paginas HTML

 

Conceito de Site Responsivo

 - Conceitos sobre sites responsivos

 - Utilização do CSS e JavaScript no desenvolvimento de sites responsivos

Objetivos

Adquirir competências no âmbito do desenvolvimento de aplicações web através de HTML5, CSS e JavaScript.

Desenvolver capacidade de integração de classes open source em sistemas desenvolvidos.

Aplicação de conceitos para o desenvolvimento de web sites responsivos.

Metodologias de ensino e avaliação

O ensino da disciplina tem por base aulas teórico-práticas e aulas práticas. As aulas teórico-práticas são constituídas, no seu essencial, por sessões expositivas, que servem para introduzir os conceitos fundamentais da disciplina associados a cada um dos tópicos da matéria. As aulas práticas baseiam-se na análise, desenho e implementação dos conceitos teóricos, com recurso aos computadores e software de desenvolvimento instalado.

 

A avaliação será contínua com Prova Final e consiste na resolução dos exercícios propostos ao longo do semestre resultando numa avaliação de média final ponderada com valor total de 20 Valores.

O estudante deverá frequentar obrigatoriamente pelo menos 75% das aulas.

A nota final será constituida por

- 50% avaliação teórica

- Participação das aulas  10%+40% avaliação prática (trabalhos práticos a realizar ao longo do semestre)

(Nota mínima: 7 valores, a cada componente)

Na época de recurso teremos

 - 50% exame teórico

 - 50% trabalho final

 

Bibliografia principal

  • Luís Abreu  (2015). HTML5. FCA
  • CRUTE, ADAM (n.d.). Coding html css java made easy. Flame Tree Publishing
  • Cooper, A., Reimann, R., & Cronin, D. (2007). ABOUT FACE The Essentials of Interaction Design.
  • Crumlish, C., & Malone, E. (2009). Designing Social Interfaces. Obtido de http://www.designingsocialinterfaces.com/
  • Dix, A., Finlay, J., Abowd, G. D., & Beale, R. (2004). HUMAN-COMPUTER INTERACTION.
  • Garrett, J. J. (2003). The elements of user experience.
  • Krug, S. (n.d.). Don¿t Make Me Think. Design.
  • Preece, J., Rogers, Y., & Sharp, H. (2002). Interaction design - beyond human-computer interaction. ChemMedChem (1st Edition.).
  • Tidwell, J. (2006). Designing Interfaces - Patterns for Effective Interaction Design.O¿Reilly Media, Inc.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

José Carlos Lobinho Gomes

Quarta Feira das 10:30 - 12:30

?