História dos Meios de Comunicação
Apresentação
Estudo histórico e análise crítica do desenvolvimento dos meios de comunicação social no Ociente até ao presente.
Curso
Comunicação Audiovisual e Multimédia (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 6
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULP728-1405
Disciplinas complementares recomendadas
Arte, cultura e comunicação
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Conceitos de comunicação e de medium. As origens da comunicação. O Iluminismo e a Idade Moderna. As academias e as sociedades científicas. O triunfo da Razão. A enciclopédia. O mecenato científico. Da Vinci. Séculos XIX e inícios de XX: o jornalismo para as massas. A Fotografia. De Niepce à comunicação publicitária. Conceitos de imagem. O cinema e os irmãos Lumière. O filme como documentário. A Banda Desenhada e o Cartoon. O Cartaz: a arte e a propaganda. As comunicações à distância. A televisão. História e sistemas. Do telefone ao telemóvel, entre a informação e o marketing. A Internet (da técnica, à implicação social, política e económica)
Objetivos
A unidade curricular de História dos Meios de Comunicação tem como objetivos primordiais apresentar os mais significativos meios de comunicação, as suas utilizações profissionais e a forma como se foram enquadrando na nossa sociedade ao longo dos tempos. Pretende-se promover o espírito crítico, bem como capacidades de investigação e de argumentação dos alunos.
Metodologias de ensino e avaliação
Ao longo do semestre pretende-se recorrer a diversas metodologias: exposição teórica; análise de textos; vista a museu; projecção de filmes; e potenciação de trabalhos a realizar pelos alunos. - A avaliação contínua requer 70% de presenças nas aulas. - Participação (30%). - Prova escrita de avaliação (35%) - Trabalho escrito de pesquisa (35%) Os alunos devem produzir um texto de análise sobre um dos temas apresentados nas aulas, relacionando-o com a matéria exposta no programa. Cada um dos trabalhos deverá ser original, ter 12 páginas no máximo (excluindo índices e bibliografia) e apresentar a respetiva bibliografia. Exame: Os alunos devem produzir um texto de pesquisa sobre um dos temas apresentados nas aulas, relacionando-o com a matéria exposta no programa. Cada um dos trabalhos deverá ser original, ter 40 páginas no máximo (excluindo índices e bibliografia) e apresentar a respetiva bibliografia.
Bibliografia principal
Briggs, A. and P. Burke (2005). A Social History of the Media: from Gutenberg to the Internet. Cambridge e Malden: MA, Polity Press. Cardoso, G. (2003). Internet. Lisboa: Quimera. Curran, J. and J. Seaton (2003). Power Without Responsability: the Press, Broadcasting, and New Media in Britan. Londres e Nova Iorque: Routledge. Jeanneney, J.-N. (2003). Uma História da Comunicação Social. Lisboa, Terramar. Levinson, Paul (1998). A Arma Suave. Lisboa: Editora Bizancio. Quintero, Alejandro Pizarroso (1996). História da Imprensa: Lisboa, Planeta Editora. Winston, B. (1998). Media Technology & Society: a History. Oxon e Nova Iorque: Routledge.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala