Escrita de Argumento
Apresentação
Esta unidade curricular tem por objectivo: 1. Dar a conhecer os princípios e conceitos fundamentais da escrita de argumento. 2. Desenvolver a capacidade crítica e analítica em relação a narrativas audiovisuais. 3. Permitir a criação de cenas, personagens e enredos através da realização de exercícios práticos
Curso
Comunicação Audiovisual e Multimédia (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 6
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULP728-16958
Disciplinas complementares recomendadas
Atelier de Guionismo;
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Argumento. 1.1. Conceito de Argumento. 1.2. Funções do Argumento. 1.3. Etapas de desenvolvimento do guião: "Storyline". Sinopse. "Step-Outline". Tratamento. 1.4. Formatação. 1.5. Linguagem. 2. História. 2.1. Conceito de narrativa. 2.2. História e Enredo. 2.3. Tema. 2.4. Premissa. 2.5. Conflito. 3. Personagem. 3.1. Caracterização: aspectos físicos, psicológicos e sociais. 3.2. Biografia e "Backstory". 3.3. Objectivo e obstáculos. 3.4. Motivação. 3.5. Conflito interior. 3.6. Protagonista. Antagonista. Personagens Secundários. 4. Tempo. 4.1. Tempo da história. Tempo do enredo. 4.2 Ordem. Duração. Frequência. 4.3. "Flash-back" e "Flash-forward". 4.4. Elipse. 4.5 .Compressão e Dilatação. 4.6. Montagem-Sequência. 4.7. Montagem Paralela. 5. Espaço. 5.1. Universo da história. 5.2. Funções do espaço. 5.3. Cenário e adereços. 5.4. "Mise-en-Scéne". 5.5. Fora-de-campo. 6. Cena. 6.1. Cena. Sequência. Ato. 6.2. Funções da Cena.
Objetivos
O aluno deverá ser capaz de: 1. Dominar a linguagem, formatação e ¿software¿ de escrita de argumento. 2. Distinguir e utilizar as diferentes etapas de desenvolvimento de um argumento. 3. Compreender os conceitos narrativos fundamentais para a elaboração de um argumento. 4. Compreender e utilizar estratégias dramatúrgicas específicas da narrativa audiovisual. 5. Produzir textos que compõem o "dossier" de uma curta-metragem.
Metodologias de ensino e avaliação
Método expositivo, na apresentação de conteúdos e na análise de textos e filmes. Método interrogativo, de modo a desenvolver a capacidade critica e de reflexão e a controlar a aquisição de conhecimentos. Método demonstrativo, na utilização do software de argumento. Método ativo, na produção de textos e no desenvolvimento de projetos - Contínua sem Prova Final - Consiste na resolução de exercícios propostos ao longo do semestre resultando numa avaliação de média final ponderada com valor total de 20 Valores. -Trabalho 1- 30% -Trabalho 2 - 30% -Trabalho 3- 40% O estudante deverá frequentar obrigatoriamente pelo menos 75% das aulas. Exame de Recurso: Realização de Trabalho Escrito
Bibliografia principal
Field, S. - Screenplay: the foundations of screenwriting. New York. Random House, Inc, 2005. Gaudrault, A & Jost, F - El relato cinematográfico: Cine y narratologia. Barcelona, Ediciones Paidos, 1995. Jiménez, J.G. - Narrativa Audiovisual. Madrid: Ediciones Cátedra, 1996. Mckee, R. - Story: substance, structure, style, and the principles of screenwriting New York: Harper Collins Publisher, 1997. Parent-Alter, D. - O argumento cinematográfico. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2004. Raskin, R. - The art of short fiction film. North Carolina: Mcfarland & Company, Inc, 2002.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala