Edição e pós-produção Audiovisual e Multimédia
Apresentação
- Identificar as diferentes tipologias da montagem; - Adquirir noção de ritmo, musicalidade, duração de plano e adequação formal da montagem ao sentido da narração; - Identificar os elementos básicos comuns a cada um dos programas de montagem; - Reconhecer processos, técnicas e mecanismos para o trabalho de pós-produção; - Aplicar esses conhecimentos em exercícios ao longo do semestre;
Curso
Comunicação Audiovisual e Multimédia (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 7
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULP728-10513
Disciplinas complementares recomendadas
Operações de Camera e Vídeo
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Introdução: Apresentação da disciplina, exercícios e regras de avaliação; Iníciação às bases da montagem; Fundamentos técnicos esseciais ao processo de montagem; Especialização técnica: aprendizagem da manipulação das ferramentas de edição digital; Apresentação do software de edição e das principais funcionalidades; Organização e workflow; Correção de cor; Chroma Key; Máscaras e composição de vídeo;
Objetivos
- Apreender os recursos técnicos e artísticos no contexto da pós-produção; - Saber planificar e definir projetos e métodos de trabalho no campo da montagem e pós-produção; - Compreender a pós-produção de vídeo; - Utilizar todos os conteudos aprendidos; - Utilização do software de edição;
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas têm teor prático, sendo que a aula de apresentação de enunciado terá a componente teorica com a projeção de conhecimentos a adquirir para a realização dos mesmos. Todas as informações relativamente a cada exercício serão dadas e explicadas em aula. A avaliação será contínua e consiste na resolução de 8 exercícios ao longo do semestre, exercícios esses entregues através da plataforma Moodle, resultando numa avaliação de média final com o valor total de 19 Valores. A participação terá um peso de 1 valor na nota final. O estudante deverá frequentar obrigatoriamente pelo menos 70% das aulas. Exercícios a realizar: Montagem 10% No caso de não concluir a disciplina pela avaliação contínua, haverá o exame de recurso, em que será exercício prático, com a duração de 2h, com um peso de 20 valores.
Correção de Cor 10%
Video-clip 10%
Magia 10%
Chroma-te 10%
Surrealismo 10%
Botão 15%
Edição de Curta Final 15%
Bibliografia principal
- Brinkmann, Ron, The Art and Science of digital compositing, Morgan Kaufmann series in computer graphics. - Byrne, B. (2009) The Visual Effects Arsenal: VFX Solutions for the Independent Filmmaker, Burlington, Elsevier. - Carvalho, Jorge (2003) Cinema e Tecnologia Pós-Produção e a Transformação da Imagem, Lisboa, Edições Universitárias Lusófonas. - Dancyger, Ken (2002) The Technique of Film and Video Editing: History, Theory and Practice, Focal Press. - Ganbar, Ron (2011) Nuke 101- Professional Compositing and Visual Effects, Peachpit Press, Berkeley. - Luz, Filipe (2012) Tutoriais de pós-produção in http://movlab.ulusofona.pt/ - Mazzoleni, Arcangelo (2002) O ABC da linguagem cinematográfica, Edições cine-clube de Avança. - Murch, Walter (995) In The Blink of NA Eye: A Perspective on Filme Editing, Los Angeles, Silman-James Press. - Thompson, Roy (2007) Grammar of Edit, Focal Press. - Wright, Steve (2002) Digital Compositing for Film and Video, Elsevier, Focal Press
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Ana Pereira Quarta-feira Departamento Audiovisual e Multimédia