Economia da Cultura dos Media
Apresentação
Esta UC pretende orientar o aluno na realização de apresentações públicas do seu trabalho, do seu percurso artístico e profissional.
Curso
Comunicação Audiovisual e Multimédia (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULP728-16959
Disciplinas complementares recomendadas
NA
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
A cinematografia como fenómeno artístico e de comunicação. O cinema como ¿ Espetáculo, Indústria, Arte: formação versus deformação. Museus e seus conteúdos. Como interessar o espectador através da forma. Exposição de arte contemporânea Conceito Selecção, apresentação e interpretação Organização de exposições Agentes, Artista(s), Director da instituição, Comissário, Produtor, Designer, Registar, Conservador, Técnicos de montagem, Técnico do sector educativo, Press-officer, Fotógrafo, Designer do espaço expositivo, Galerista, Coleccionador, Assistentes (artista, director da instituição, comissário, produtor) A figura do comissário: Comissário vs historiador / crítico, Trabalho em instituição ou independente.
Objetivos
A unidade curricular permitirá ao aluno conhecer o meio profissional nas áreas do cinema e das artes plásticas, os diversos agentes que constituem o sistema das artes e dota-lo de conhecimentos e ferramentas que permitam realizar candidaturas a apoios à criação, apresentação e divulgação do seu trabalho artístico. Pretende orientar o aluno na realização de apresentações públicas do seu trabalho, do seu percurso artístico e profissional.
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas têm carácter teórico-prático, sendo a exposição dos conteúdos programáticos feita oralmente pelo docente com recurso ocasional à projeção de elementos audiovisuais complementares e debate com os estudantes. São realizados diversos exercícios práticos para consolidação dos conhecimentos. Avaliação: - Contínua sem Prova Final - Consiste na resolução de exercícios propostos ao longo do semestre resultando numa avaliação de média final ponderada com valor total de 20 Valores. O estudante deverá frequentar obrigatoriamente pelo menos 75% das aulas. A avaliação contempla: Participação e interesse nas aulas Realização de investigação fora da aula, em bibliotecas, museus, galerias ou outros espaços. Apresentação do trabalho de investigação Divisão percentual da avaliação: 10% _ Participação e interesse 15% _ Desenvolvimento e acompanhamento dos trabalhos de investigação 35% _ Apresentação oral e visual do trabalho de investigação. 40% _ Trabalho de investigação.
Bibliografia principal
BLANCO,Ángela García ¿ LA EXPOSICIÓN un medio de comunicación. Madrid, Ed. Akal/Arte y Estética, 1999 BOURRIAUD, Nicolas, -POSTPRODUCTION, Culture as screenplay: How Art Reprograms the World. New York, Luka & Sternberg, 2000 KABAKOV, Ilya ¿ On the ¿Total¿ Installation. Germany, Ed. Cantz. 1995 MELO, Alexandre - Arte e Mercado em Portugal: Inquérito às Galerias e Uma Carreira de Artista. Lisboa, Ed. Observatório das Actividades Culturais, 1999 IDEM - O que é Arte. Lisboa, Difusão Cultural, 1994
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala