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Universidade Lusófona do Porto

Teoria da Publicidade

Apresentação

A Unidade Curricular de Teoria da Publicidade tem por objetivo a análise e o estudo da publicidade, dos processos associados a esta vertente da comunicação e do seu significado atual e tendências.

Curso

Comunicação Aplicada

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP1652-1168

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Fundamentos

História da Publicidade ¿ Definições, classificações e funções da Publicidade;

A Responsabilidade Social da Publicidade;

A Publicidade contemporânea;

Da estratégia de Marketing à Estratégia de Comunicação;

O Mix da Comunicação;

A Publicidade e a Imagem de Marca;

Notoriedade e Imagem.

 

A Criação em publicidade ¿ o Processo Criativo
Do Briefing à proposta da comunicação;

O processo de comunicação;

A construção da mensagem;

Comunicação publiciária.

Conhecer o Consumidor: as variáveis psicológicas e sociológicas do comportamento do consumidor (necessidades, motivações, atitudes, valores e estilos de vida).

 

Objetivos

Pretende-se dotar os estudantes de um conhecimento teórico e prático sobre a Publicidade, para que sejam capazes de analisar e conceber a componente prática desta área de estudo. Partindo-se de uma abordagem sobre as origens da publicidade, a identificação da sua importância (numa perspetiva temporal), as estratégias e modos de agir e formas de avaliar o seu desempenho, pretende-se dar aos estudantes um conjunto de informação e elementos que lhes permitam desenvolver uma capacidade de análise responsável e fundamentada.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas expositivas seguidas de debate sobre os temas sumariados e expostos. Recolha e apresentação crítica de exemplos de publicidade, pelos estudantes, como pretexto para debate e identificação dos fenómenos comunicacionais abordados nas sessões teóricas.

A avaliação será do tipo contínuo, com os seguintes elementos de avaliação:

Teste Individual de Avaliação de conhecimentos (50%) e trabalhos realizados nas aulas e respetivas apresentações (20%); elaboração de um trabalho prático de definição/análise de uma mensagem publicitária a partir de uma campanha (30%).

 

 

 

Bibliografia principal

Eguizábal, Raúl.Teoría de la publicidad. Madrid: Ediciones Cátedra. 2011.

Lendrevie, J., Baynast, A., Dionísio, P. e Rodrigues J.V. Publicitor. Comunicação 360º online offline. Edições D.Quixote. 2010.

Lupton, Ellen. Intuição, Ação e Criação. Graphic Design Thinking. Gustavo Gili. 2010.

Ribeiro, Maria Belém. A Comunicação Publicitária - A relação das estratégias de mensagem com os referentes culturais. Universidade de Vigo. 2018. 

Solana, David. Postpublicidad. Barcelona: Postagencia.  2010.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Maria Belém Ribeiro

Quartas-feiras, 14:30-15:30