Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Técnicas de Expressão Escrita

Apresentação

A Unidade Curricular de Técnicas de Expressão Escrita é essencial para desenvolver técnicas de escrita de textos de tipologia diversa: textos académicos, textos multiusos, textos administrativos, textos de imprensa e textos literários. Esta Unidade Curricular, através da dinâmica da escrita e da comunicação, contribui para o desenvolvimento da autoconfiança e da criatividade, como marca pessoal e para a formação de perfis especializados e potenciadores de sucesso profissional.

 

Curso

Comunicação Aplicada

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP1652-1412

Disciplinas complementares recomendadas

A Unidade Curricular figura no 1º ano curricular do Curso, necessitando apenas como base da formação do ensino secundário de Português.

Curso de Português para estudantes internacionais.  

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1 - Da palavra ao texto

- Processos de formação de palavras

- Princípios constitutivos do texto: coerência, coesão, conexão

- Oração, frase e parágrafo

 

2 - O que é escrever?
- Etapas do processo redacional: planificação; textualização; revisão

 

3 - Tipologias de textos
- Estrutura de textos académicos: a recensão; o relatório; o resumo; a síntese; a dissertação; o comentário; ¿

- Estrutura de textos jornalísticos: notícia, editorial, crónica, artigo de opinião, reportagem, entrevista, texto de divulgação
- Estrutura de textos utilitários: ata, relatório, requerimento, curriculum vitae

- Características do texto icónico 

                       

4 - Texto e discurso

- Géneros discursivos
- Sequências textuais: narrativa, descritiva, argumentativa, explicativa.

 

Objetivos

- Aplicar técnicas de comunicação e expressão escrita de forma a atuar eficazmente nas mais variadas situações de uso;
- Desenvolver competências gramaticais, discursivas e sócio-culturais.

Metodologias de ensino e avaliação

Apresentação e exposição dos conteúdos programáticos com utilização de métodos de aprendizagem ativa: análise e discussão de textos, leitura de artigos e obras, resolução de problemas, descoberta de incorreções linguísticas e produção individual de textos.

A avaliação será do tipo contínuo, com os seguintes elementos de avaliação: dois testes com um peso de 100% (um a meio do semestre e outro no final).

 

Bibliografia principal

  • Bassols, Margarida & Torrent, Anna- Modelos Textuales: Teoría y prática. [4ª Ed. Barcelona: Eumo & Octaedro, 2003. ISBN: 9788480632898
  • Hamp-L.yons, L. & H., B., Study Writing: A Course in Writing Skills for Academic Purposes. 1ª Ed. Camb. & N. Y : Cambridge U. Press, 2006.
  • Moreira, Vasco e Pimenta, Hilário. Gramática de Português - 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Porto: Porto Editora. 2017. ISBN: 978-972-0-31075-0

  • Pratica e Aprende. Gramática prática de Português. 2017. Porto: Porto Editora. ISBN: 978-972-0-40125-0

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Maria Belém Reis Serra Pereira Ribeiro

quartas-feiras, 14:00-15:00